IPRI analisa relações entre Portugal e a Islândia

A 28 e 29 de outubro de 2021 realizou-se o seminário “Small states and big powers: Portugal and Iceland’s foreign relations”, no Instituto da Defesa Nacional.

Este foi o primeiro seminário de investigação realizado no âmbito da ação bilateral “EURO-ATLANTIC: The European and Atlantic dimensions of Portugal and Iceland’s foreign policies”, financiada pelas EEA Grants Portugal, e que contou a participação dos vários membros do projeto.

Ao longo de dois dias de intenso debate e discussão científica, analisaram-se as determinantes internas e externas que favorecem ou afastam a cooperação com potências regionais ou mundiais e organizações internacionais. Através da análise histórica das trajetórias de política externa de Portugal e da Islândia, testou-se a “shelter theory” e em que medida essa teoria pode explicar – e até que ponto, com que vantagens e limitações – as opções de política externa de ambos os países.

Além da oportunidade de discutir a primeira versão dos resultados do EURO-ATLANTIC e da elevação intelectual da discussão, este foi o primeiro contacto presencial entre os membros da equipa, muito contribuiu para a criação de um espírito de equipa, propiciou várias sinergias e sedimentou a vontade de prolongar a cooperação entre o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e o Centre for Small State Studies da Universidade da Islândia.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer