Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI)

O IPRI é um instituto académico dedicado aos estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, fundado em 2003 pela Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde 2012, o IPRI-NOVA é integrado também por algumas empresas, como a Fundação MillenniumBCP, a Fundação EDP, o BPI e a REN. O IPRI-NOVA foi reconhecido como uma Instituição de Utilidade Pública, em 1 de Outubro de 2010, pelos serviços prestados à comunidade no âmbito da cultura, através da promoção da investigação académica em ciência política e relações internacionais sob uma base multidisciplinar.

Enquanto instituto de estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, o IPRI-NOVA assume-se como um projecto integrado e estruturado em três eixos fundamentais: a investigação científica, a formação especializada – doutoramento e pós-doutoramento –, e a transferência de conhecimento e criação de valor social.

O Instituto está organizado em três Grupos de Investigação e uma Linha Temática.

Os Grupos de Investigação – Globalização e Regionalismo; Democracia e Governance; e Prospectiva e Planeamento Estratégico – correspondem às principais áreas disciplinares do Instituto e representam o trabalho corrente na investigação, ensino e transferência de conhecimento.

A Linha Temática – European Union: overcoming the crisis and future challenges – recebe o contributo dos três Grupos de Investigação e representa a prioridade estratégica elegida pelo Instituto para o período 2015-2020. A Linha Temática constitui a resposta e o contributo do Instituto, na sua área de expertise, aos grandes desafios que se apresentam às sociedades contemporâneas e equacionados no Programa Horizonte 2020 da União Europeia.

Coordenador(es) Nuno Severiano Teixeira - Diretor Ana Santos Pinto Carlos Gaspar Carmen Fonseca Daniel Marcos Pedro Tavares de Almeida Rui Branco Teresa Ferreira Rodrigues Tiago Fernandes Última Avaliação FCT Excelente Morada IPRI Rua de D. Estefânia, 195 - 5ºD 1000-155 Lisboa Email ipri@ipri.pt Telefone 217 908 301 | 217 908 393 Website Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI)