Investigadores da NOVA FCSH entre os mais citados do mundo

Chrysi Rapanta Fabrizio Macagno, membros integrados do IFILNOVA, têm o seu nome nas listas dos investigadores mais citados a nível mundial em diferentes áreas, das ciências exatas às humanidades.

Coordenado pela Universidade de Standford e publicado pela Elsevier, o ranking “World’s Top 2% Scientists List” leva em consideração o trabalho de mais de oito milhões de cientistas em todo o mundo, distinguindo na sua lista um total de 502 profissionais que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, 76 dos quais na Universidade NOVA de Lisboa.

No total, a base de dados cobre 22 áreas e 176 disciplinas para apresentar uma seleção dos cientistas cujas publicações aceleraram o progresso nos seus campos de trabalho, influenciando também a produtividade de outros colegas.

O “World’s Top 2% Scientists List” tem como suporte a Scopus, uma base de dados internacional de artigos científicos, tal como as respetivas citações em diversas tipologias, de jornais a revistas académicas, e baseia-se ainda em métricas de citação padronizadas mais precisas, com vista a combater os abusos de autocitação. O número de citações permite, assim, avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico.

A base de dados completa pode ser consultada aqui.