Investigadoras da NOVA FCSH representam universidade no EUTOPIA Intrapreneurship Programme

As investigadoras da NOVA FCSH, Hanna Pięta e Inês Lucas (doutoranda de Estudos de Tradução), foram selecionadas para representar a Universidade NOVA de Lisboa na edição 2025/2026 do EUTOPIA Design Intrapreneurship Programme, uma iniciativa internacional que teve início em junho e se estenderá até abril de 2026.

O programa reúne equipas multidisciplinares de várias universidades europeias para o desenvolvimento de projetos inovadores com impacto académico e social. A proposta apresentada pelas investigadoras da NOVA FCSH foi desenvolvida em colaboração com colegas da Warwick University, no Reino Unido, University of Ljubljana, na Eslovénia, Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica, e Universitat Pompeu Fabra, em Espanha, e encontra-se, agora, na segunda fase dos desafios do programa.

O projeto centra-se na criação de um repositório digital de acesso aberto, concebido como um ponto de acesso único para docentes, pessoal administrativo e estudantes. O objetivo é disponibilizar recursos de autoformação informados que ajudem a evitar perdas de informação na comunicação entre diferentes línguas dentro e entre universidades.

Ao contrário das abordagens mais comuns, que assumem uma proficiência linguística uniforme ou dependem excessivamente de ferramentas de tradução automática como o Google Translate ou o ChatGPT, a proposta visa promover uma utilização mais crítica e informada destas tecnologias. O repositório irá ajudar os e as utilizadores/as a identificar quando estas ferramentas são apropriadas e quando poderão ser mais eficazes outras soluções, como tradutores de frases fixas, memórias de tradução ou mediadores culturais.

Mais informações sobre o EUTOPIA Design Intrapreneurship Programme podem ser consultadas aqui.