Investigador do CLUNL vence Prémio APL/Maria Helena Mira Mateus 2023

Mário Gouveia, investigador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e estudante de Doutoramento em Linguística na NOVA FCSH, é o vencedor do Prémio Associação Portuguesa de Linguística/Maria Helena Mira Mateus 2023.

O trabalho premiado intitula-se “O pretérito perfeito passivo, do latim ao português – Estudo de caso a partir do género epigráfico” e corresponde à dissertação que o autor elaborou, sob orientação da Professora Doutora Teresa Brocardo, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH, em 2020.

O júri salientou a qualidade do trabalho premiado em vários critérios, incluindo a originalidade do tema e da abordagem científica, a robustez dos fundamentos teóricos e metodológicos, a clareza da exposição e da argumentação e a relevância das hipóteses para o avanço do conhecimento.

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu durante a Assembleia Geral de Sócios da APL, que se realizou no âmbito do XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, decorrido na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, entre os dias 26 e 28 de outubro.