RECURSOS SOBRE CIÊNCIA ABERTA

Explora abaixo uma lista de recursos distribuídos por cinco grandes áreas

Ciência Aberta

Página oficial sobre Ciência Aberta em Portugal, com informação, iniciativas e conteúdos formativos.

Open Access Directory

Lista de ligações úteis sobre acesso aberto, mantida pela comunidade da Ciência Aberta.

OPERAS

Infraestrutura de investigação europeia para o desenvolvimento da comunicação científica aberta nas Ciências Sociais e Humanas.

Plano S

Iniciativa de promoção da publicação científica em acesso aberto, lançada em setembro de 2018 e promovida pela cOAlition S.

SPARC Europe – Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition

O trabalho desta coligação visa permitir a partilha aberta de resultados de investigação e recursos educativos com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, acelerar a descoberta e aumentar o retorno do investimento público na investigação e na educação.

UNESCO Recommendation on Open Science

FOSTER Manual de Ciência Aberta

FOSTER Open Science Training Courses

Na prática, o que significa Ciência Aberta? Estes cursos respondem a algumas das perguntas frequentes sobre como pôr em prática a Ciência Aberta. São cursos breves de cerca de 1 a 2 horas.

NOVA Escola Doutoral | Curso “Research Data Management”

Curso destinado aos investigadores e estudantes de doutoramento que queiram aprender gerir os seus dados científicos em conformidade com as diretrizes das agências de financiamento, e a torná-los visíveis e citáveis.

Aura

Diretório das políticas editoriais das revistas científicas publicadas na América Latina. Reúne informações sobre tipo de acesso permitido, licença Creative Commons, política de auto-arquivo, entre outras.

Beall’s List of Potential predatory scholarly open‑access publishers and journals

Diretório das editoras e revistas consideradas predatórias por prestarem um serviço pouco transparente e informado no que se refere à avaliação científica dos trabalhos e à cobrança de taxas de publicação.

B-On – Condições mais favoráveis para o acesso aberto

Desde 2019, há oito editoras internacionais totalmente alinhadas com a Política de Acesso Aberto da FCT, que permitem fazer o auto-arquivo num repositório institucional, e alguns descontos em APC (Article Processing Charges) em editoras como a Elsevier, a Sage e a Emerald.

Diadorim

Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras.

DOAB (Directory of Open Access Books)

Diretório independente que lista cerca de 400 editoras científicas em acesso aberto e que cumprem os critérios internacionais da edição académica.

DOAJ (Directory of Open Access Journals)

Diretório independente que lista mais de 15 mil revistas científicas em acesso aberto e que cumprem os critérios internacionais da edição académica.

Dulcinea

Diretório das políticas editoriais, auto-arquivo e copyright, das revistas espanholas.

Elsevier Journal Finder

Pesquisa as revistas recomendadas para a publicação dos resultados da tua investigação, indexadas na Scopus, através do título e resumo e assinalando a opção de acesso aberto.

JournalGuide

Ferramenta de pesquisa gratuita de revistas em todas as áreas científicas. A base de dados reúne mais de 46 mil títulos e permite pesquisar, filtrar, classificar e comparar revistas, incluindo uma opção de acesso aberto.

MIAR

Se planeias publicar numa revista específica, podes confirmar a partir desta matriz se está indexada e avaliada, e em que bases de dados, e qual a sua política de acesso aberto.

OAPEN Open Access Books Toolkit

Recurso que visa promover e aumentar a confiança nos livros em acesso aberto, esclarecendo vários tópicos de interesse relacionados com o processo de publicação. Este recurso é útil para autores, editores, instituições universitárias e agências de financiamento.

SHERPA / RoMEO

Para confirmar que o trabalho submetido ou publicado pode ser arquivado em acesso aberto num repositório institucional, é necessário verificar as políticas de copyright e de auto-arquivo do editor. O SHERPA / RoMEO reúne e classifica as políticas de um grande número de editores.

Think. Check. Submit – Choose the right journal or publisher for your research

Com a quantidade de publicações existentes, como ter a certeza se uma determinada revista ou editora é de confiança? Aqui encontras uma lista de verificação que te ajuda a escolher revistas e editoras íntegras para a publicação dos resultados da tua investigação.

Web of Science Master Journal List

Pesquisa as revistas recomendadas para a publicação dos resultados da tua investigação, indexadas na Web of Science, através do título e resumo e assinalando a opção de acesso aberto.

Open Research Europe

Plataforma de publicação científica em acesso aberto da Comissão Europeia para os resultados da investigação financiada pelos programas Horizonte 2020 e Horizonte Europa.

OpenAIRE

Infraestrutura europeia de Ciência Aberta, para a comunicação académica e científica aberta.

RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal)

O portal RCAAP disponibiliza o acesso a literatura científica e académica, de todas as universidade portuguesas, cujo texto integral se encontra em acesso aberto.

RUN (Repositório da Universidade NOVA de Lisboa)

Repositório Institucional da Universidade NOVA de Lisboa que disponibiliza a produção científica e académica de toda a comunidade da NOVA.

ZENODO

Repositório europeu de acesso aberto, para arquivo, partilha e publicação de dados e software científicos.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer