INN 2023 quer inovar no contexto das conferências académicas
Créditos: CAIM, de Inês Bessa de Oliveira, uma das residências artísticas da INN 2023

Para além de ser a primeira conferência internacional sobre inovação nos media, também vai inovar o formato da mesma. A INN2023 vai acontecer na Avenida de Berna de 1 a 3 de fevereiro e foi desenhada a pensar na comunidade académica, nos profissionais dos media, artistas e no público em geral.

O evento reúne oito residências artísticas, conferências plenárias de profissionais e académicos, nacionais e internacionais, sessões de comunicação e cinco workshops. Estas dimensões, geralmente separadas, agora convergem na INN 2023 – I Internacional Conference on Media Innovation, organizada pelo Obi.media – Observatório de Inovação nos media / ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA.

Ao longo de toda a conferência vão existir oito residências artísticas que podem ser visitadas livremente durante os três dias.

No dia 1, destaca-se a mesa-redonda sobre inovação cultural e criativa, com o arquiteto e fundador da Rádio Antecâmara, Pedro Campos Costa, o inventor digital, Miguel Lannes Fernandes e Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA. A esta sessão alia-se uma masterclass sobre saúde mental na investigação e na docência, com o psicólogo José de Almeida Brites.

“Embora sejam abordadas estas áreas profissionais em particular, na verdade, o tema da saúde mental estende-se a toda a comunidade, de estudantes a colaboradores”, explica Dora Santos Silva, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH.

O segundo dia, mais intenso, tem vários momentos altos, desde a conferência da ex-jornalista da BBC e professora universitária, Abigail Wincott, um workshop sobre escrita para públicos não académicos e a mesa-redonda sobre jornalismo de soluções, a qual conta com as intervenções de Vera Penêda, do European Journalism Centre, e Julia Hotz, do Solutions Journalism Network. Por fim, o dia termina com a cerimónia de entrega dos Prémios INN 2023.

O dia 3 é dedicado à inovação imersiva com a conferência plenária de Ana Constantino, fundadora da Nowhere, seguida de uma sessão/workshop no metaverso. O último dia conta ainda com demonstrações e performances das residências artísticas e um workshop sobre inovação, criatividade e impacto na investigação.

Dada a pertinência das temáticas abordadas neste evento, a comunidade da NOVA FCSH pode assistir livremente a todo o evento, que exige inscrição prévia. Embora as inscrições já estejam fechadas para o público em geral, os estudantes, professores/investigadores e colaboradores da NOVA FCSH podem assistir a todas as sessões, bastando colocar no formulário de inscrição, no campo “observações”, que pertencem à Faculdade.