Ana Madeira

Gabinete: 402

ana.madeira@fcsh.unl.pt

Unidade de investigação: Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL)

Áreas de investigação: Aquisição de segunda língua, Linguística aplicada ao ensino (de língua não materna), Sintaxe

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Formação
AnoÁreaGrauInstituição
1995LinguísticaDoutorUniversity College London
1990LinguísticaMestreUniversity College London
1988Línguas e LiteraturasLicenciadoUniversidade Nova de Lisboa
  • Madeira, A. & A. Fiéis (no prelo) Inflected infinitives in Portuguese. In L. Franco et al (eds.) Linguistic Variation: Structure and Interpretation. A Festschrift for Maria Rita Manzini. Mouton de Gruyter.
  • Lobo, M., A. Madeira & C. Silva (2019) L1 Effects in the interpretation of subject pronouns in L2 Portuguese. In Roumyana Slabakova, James Corbet, Laura Domínguez, Amber Dudley & Amy Wallington (eds.) Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Cambridge Scholars Publishing, 42-58. ISBN: 978-1527527768.
  • Fiéis, A. & A. Madeira (2019) The interpretation of strong and clitic pronouns in L2 Portuguese. In Roumyana Slabakova, James Corbet, Laura Domínguez, Amber Dudley & Amy Wallington (eds.) Explorations in Second Language Acquisition and Processing. Cambridge Scholars Publishing, 59-80. ISBN: 978-1527527768.
  • Zheng, Y., P.Luegi, A. Madeira & G. Matos (2018) How Chinese learners of L2 European Portuguese interpret null and overt pronouns in forward and backward anaphora. LinguíStica - Estudos Experimentais sobre o Português, 14(2), 291-321.  
  • Madeira, A. (2018) Inflected infinitives in L2 Portuguese. In A. L. Santos & A. Gonçalves (eds.) Complement clauses in Portuguese: adult syntax and acquisition. John Benjamins, 321-360.  
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Programa PESSOA, Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês, (2017-2018), membro da equipa de investigação.Concluído
Fundação Calouste Gulbenkian, POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE, 2017-2018, membro da equipa.Concluído
Fundação Gulbenkian / Camões, I. P., Saberportuguês.pt (construção de uma plataforma digital para o ensino de português a falantes de chinês), 2015, membro da equipa.Concluído
PEP/2012/137, Direção-Geral da Educação / FCSH-UNL, Estudo de avaliação do impacto da aplicação do Português Língua Não Materna no sistema educativo português e definição de medidas prospetivas para a oferta desta área curricular nos ensinos básico e secundário, 2012-2014, coordenadora.Concluído
PTDC/MHC-LIN/4564/2012 – Subordinação em português medieval, 2013-2015, membro da equipa de investigação.Concluído
PTDC/MHC-LIN/4812/2012 – Crosslinguistic and Crosspopulation Approaches to the Acquisition of Dependencies, 2013-2015, membro da equipa de investigação.Concluído
PTDC/CLE-LIN/103334/2008 – Eventos e Subeventos em Caboverdiano, 2010-2013, membro da equipa de investigação.Concluído
143513-2008-LLP-IT-KA2-KA2NW – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Initiative among the Universities of the Mediterranean – MERIDIUM, 2008-2011, membro da equipa de investigação.Concluído
POCI-PPCDT/LIN/62214/200 – Morfologia e Sintaxe na Aquisição de Segunda Língua, 2005-2009, investigadora responsável.Concluído
PLUS/SOC/50310 – Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português, 2004-2006, membro da equipa de investigação.Concluído
Lifelong Learning (Comenius, Grundtvig, ICT and Languages) 110745-CP-1-2003-1-LT-LINGUA-L2, Oneness - Online less used and less taught language courses, 2003-2006, membro da equipa de investigação.Concluído
CargoInícioFim
Coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem (2014-presente).
Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna (2015-presente).
Coordenadora do Mestrado em Perturbações e Desenvolvimento da Linguagem na Criança, FCSH/UNL e ESS/IPS (2011-2015).
Responsável pelo Curso de Língua e Cultura Portuguesas (curso de verão para estrangeiros) (2011-2016).
Participação como avaliadora em revistas nacionais e internacionais (e.g. Probus, Linguistic Approaches to Bilingualism, Diacrítica, Revista da Associação Portuguesa de Linguística).
Revisora científica de conteúdos de Português e de PLNM para os 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, Plátano Editora (2012-2016).
Formadora e/ou especialista na avaliação de projetos de formação de Português Língua não Materna, Ministério da Educação (2008-2010) / Instituto Camões (2016).
Consultora do Projeto “Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo”, Instituto de Linguística Teórica e Computacional / Fundação Calouste Gulbenkian (2009-2012).
Professora Auxiliar no Departmento de Linguística e Literaturas, Universidade de Évora (1998-2002).
British Academy Postdoctoral Research Fellowship (1995-1998)
Teaching Assistant - Faculty of Modern and Medieval Languages/University of Cambridge, Departament of Speech Therapy/Central School of Speech and Drama, Departament of Hispanic Studies/Queen Mary and Westfield College, Department of Phonetics and Linguistics/University College London (1991-1995).

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