Programa 2025 Intersecção

Procurando salientar a dimensão transdisciplinar da Secção Autónoma de Estudos Artísticos, e potenciando a discussão do comum que mesma pretende consolidar, o primeiro programa de atividades, a desenvolver ao longo de 2025, é, simbolicamente, orientado pelo tema “Intersecção”.

De uma forma mais imediata, a noção de intersecção convoca os diálogos, as convergências, os cruzamentos e as justaposições que se podem estabelecer entre diversos domínios do conhecimento e áreas artísticas, mas permite também mobilizar uma série de questões que têm vindo a ser trabalhadas no âmbito do ensino e da investigação na NOVA FCSH. Nessa medida, o programa de atividades visa explorar a “intersecção” como um instrumento crítico para abordar dimensões culturais, temporais, geográficas ou identitárias – entre várias outras –, abrindo-se a possibilidades tão diversas como as intersecções entre teoria e prática, academia e sociedade, centro e periferia, local e global, rural e urbano, arte e política, história e memória, tradição e inovação, ou real e virtual, entre tantas outras.

  • JÚLIO RESENDE – Artista Residente Santander 2024/25
  • SUSANA GASPAR – Outubro de 2025

 

JÚLIO RESENDE

Júlio Resende é músico, pianista e compositor português. É um dos mais internacionais músicos portugueses e tem vindo a desenvolver um percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, e chega ao pop-rock, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe e que só assim lhe permite explorar mais e mais, conseguindo que essa insatisfação e irreverência permitam a quem o ouve, o contacto com novas descobertas.

É pioneiro do “Fado Jazz” e lançou em outubro de 2023 o seu décimo álbum, “Júlio Resende Fado Jazz – Filhos da Revolução”, numa celebração da Liberdade, dos 50 anos do 25 de abril e da relação de Portugal com África.

SUSANA GASPAR

Susana C. Gaspar é atriz, encenadora, professora e investigadora. Licenciou-se em Ciências da Cultura – com especialização em Comunicação e Cultura na FLUL. Mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, pela ESELx. Pós-graduada em Direitos Humanos pelo IGC – FDUC. É doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações. Realizou várias formações em teatro e dança e iniciou a sua carreira profissional como atriz em 2008, tendo colaborado com diferentes companhias de teatro. Em 2011, encenou o seu primeiro espetáculo, “Lampedusa”, sobre refugiados no mar mediterrâneo, após a sua visita à ilha (vencedora Jovens Criadores 2012 – Clube Português Artes e Ideias). Desde então, dedica a sua investigação e criação artística a diversos temas de direitos humanos, através de ferramentas como o teatro documental e devising theatre. Participou em residências artísticas no Líbano, Palestina, Alemanha e Áustria.

Desde 2016, é docente no IPL – Escola Superior de Educação, no domínio de Teatro. Tem experiência em projetos de arte participativa e comunitária com diferentes públicos e contextos (escolas, IPSS, Estabelecimento Prisional, comunidades locais, entre outros). Recentemente, dirigiu o projeto SenteMente – Práticas Artísticas para o bem-estar e saúde mental em mulheres, no âmbito do programa PARTIS & Art for Change.

 

 

 

THE SEEDS WORKSHOP: IN SEARCH OF FUTURE GARDENS

5 de dezembro de 2024

Na sequência da 4ª edição do projeto The Unthinkable Experiment, dedicada ao tema Future Garden – que decorreu em Genk e Bruxelas em Julho de 2024, e que contou com a participação de quatro estudantes da NOVA FCSH –, este workshop foi realizado no Museu da Farmácia em Lisboa. Para lá da partilha de resultados do projecto, o workshop incluiu apresentações da ativista e educadora Chido Govera e do artista Koen Vanmechelen.

Criado em 2021, The Unthinkable Experiment promove a troca de ideias, a criatividade e o pensamento crítico entre comunidades de alunos de diferentes universidades e áreas de formação e tem por base uma parceria entre a Vrije Universiteit Brussel, a Université Libre de Bruxelles, a NOVA FCSH, a Universitat  für Angewandte Kunst Wien, o Global Campus of Human Rights, a Philoxenia Belgium e a La Biomista. Em 2024, o programa foi financiado pela European Comission – Erasmus+ / European Solidarity Corps [ref. KA154-YOU-5DEB8F6E]

 

 

 

MASTERCLASS TODOS PODEMOS IMPROVISAR

12 de março de 2025

Esta masterclass fez parte das atividades desenvolvidas por Júlio Resende na NOVA FCSH, enquanto artista residente Santander 2024-2005. Visando ensinar e explorar técnicas de improvisação, promover a criatividade e incentivar a expressão musical num ambiente colaborativo, Todos Podemos Improvisar foi dirigida a professores, estudantes, profissionais da música e entusiastas desta arte. 

As técnicas de improvisação de Júlio Resende são transversais à sua estética, abrangendo vários géneros musicais que vão do Jazz ao Fado e à música erudita e até a projetos de música eletrónica.

 

WORKSHOP MOVING THREADS

29 de abril de 2025

O workshop Moving Threads teve origem no interesse pessoal de Paola Anziché pela cultura têxtil e pela arte de tecer. Nas tradições têxteis em Itália, mas não apenas, essa prática é frequentemente solitária e transmitida oralmente, de geração em geração. Desdobrando essas práticas, Moving Threads foi desenvolvido como uma oportunidade de envolver pessoas de diferentes nacionalidades, experiências e idiomas numa atividade coletiva de tecelagem. No âmbito do workshop na NOVA FCSH, organizado em parceria com a residência artística Celeiro, os/as participantes foram convidados/as a posicionar-se em círculo – uma formação que incentiva o diálogo e a troca de conhecimentos de modo horizontal e não hierárquico, e que incorpora ainda uma dimensão simbólica ao criar um espaço de experiência partilhada através de um gesto repetitivo realizado em conjunto.

Paola Anziché (Milão, 1975) é uma artista que vive e trabalha entre Turim e Milão. Formou-se na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, e na Städelschule, em Frankfurt. No seu trabalho, que tem vindo a ser apresentado num alargado número de instituições internacionais, Paola explora a biodiversidade e a relação entre a prática artística e a transmissão de técnicas tradicionais de tecelagem, através do uso de fibras naturais.Em 2023/24, foi uma das vencedoras da 12ª edição do Italian Council.

 

 

WORKSHOP M. F. OUTRO 

Em outubro 2025, Susana Gaspar desenvolverá uma residência artística na NOVA FCSH, no âmbito do projeto M. F. OUTRO – uma criação de teatro documental sobre identidade e expressão de género, da qual é diretora artística.

A residência incluirá um workshop de criação artística, que irá mobilizar ferramentas como o devising theatre, a improvisação teatral, o movimento e o diálogo com a multimédia, e que procurará estabelecer espaços de partilha académica e não-académica.

Produção da Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva

Consultoria de ILGA Portugal 

 

 

© Nuno Gomes