APRESENTAÇÃO

Ao longo dos últimos 40 anos, o Departamento de História da Arte da NOVA FCSH tem formado centenas de alunos nos vários ciclos de estudo e foi pioneiro, em Portugal, no desenvolvimento desta disciplina, associando-lhe mais recentemente outros campos do saber, como a Museologia e as Ciências do Património.

Os cursos ministrados no Departamento têm por vocação o desenvolvimento de estudos aprofundados em torno dos objetos artísticos e do discurso que sobre eles se tem vindo a construir, desde a fundação desta área científica. Abrangendo as várias épocas históricas, da Antiguidade aos dias de hoje, e tanto a arte portuguesa como a internacional, as unidades curriculares que estruturam os vários ciclos de estudo englobam ainda matérias de ordem teórica como a Teoria e Metodologia da História da Arte ou a Estética e Teorias da Arte, e temas verdadeiramente transversais, do ponto de vista cronológico, como a Iconografia, a Museologia e as Ciências do Património. Pretende-se, assim, proporcionar uma formação abrangente, de capacitação de um discurso crítico e solidamente apoiada num conhecimento da própria identidade da disciplina, e de primeiro contacto com futuras possibilidades de trabalho.

OFERTA CURRICULAR

Investigação

Desenvolve-se maioritariamente através do IHA – Instituto de História da Arte, onde está integrada a maioria dos doutores do Departamento, bem como muitos outros investigadores.

COMISSÃO EXECUTIVA

Contactos do Departamento

Informações úteis

Localização: Torre B, B106