Formação Bibliotecas

No ano letivo de 2019/2020 a equipa da biblioteca dinamizou mais de 50 sessões de formação, 8 em regime de e-learning e em que participaram mais de 800 pessoas, entre estudantes, investigadores e docentes. Estamos a preparar o novo calendário de formação e brevemente serão divulgadas as formações previstas para o ano letivo de 2020/2021.

Conheça e escolha

Todas as formações disponibilizadas pela equipa da biblioteca.

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE CATÁLOGOS

  • Duração: 45 min a 1h.
  • Descrição do público-alvo: alunos de licenciatura.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo geral da sessão de formação é ministrar aos estudantes a formação necessária para que se tornem mais proficientes e autónomos na pesquisa e recolha de informação em catálogos bibliográficos online.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Considerar a informação, distinguindo a sua relevância perante a sua necessidade;
  • Entender, construir e aplicar estratégias de pesquisa;
  • Saber localizar e manipular corretamente fontes; recursos e ferramentas.

Conteúdos programáticos:

  • Estratégias de pesquisa;
  • Apresentação e manipulação do Catálogo da NOVA FCSH.
  • Apresentação de outros catálogos.

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE BASES DE DADOS (NOVA Discovery)

  • Duração: 45 min a 1h.
  • Descrição do público-alvo: alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo geral da sessão de formação é entregar aos estudantes a formação necessária para que se tornem mais proficientes e autónomos na pesquisa e recolha de informação em bases de dados, através de um agregador de conteúdos da Universidade Nova de Lisboa, Nova Discovery.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Utilizar autonomamente a ferramenta, localizando fontes e recursos;
  • Recuperar informação de acordo com as suas reais necessidades.

Conteúdos programáticos:

  • Explicar o que o Nova Discovery agrega: Bases de dados; Catálogos Bibliográficos da NOVA e Repositórios;
  • Esclarecer como é efetuado o acesso ao Nova Discovery, para poder aceder ao texto integral online de publicações científicas – aqui ;
  • Apresentação e manipulação do Nova Discovery disponível aqui.
  • Definir estratégias de pesquisa e recuperação de informação;
  • Ensinar a interpretar um registo bibliográfico, descarregar a publicação e utilizar as ferramentas auxiliares de registo (citar; permalink, etc.)

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE REPOSITÓRIOS (RUN, RCAAP)

  • Duração: 45 min a 1h.
  • Descrição do público-alvo: alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo geral da sessão de formação é entregar aos estudantes a formação necessária para que se tornem mais proficientes e autónomos na pesquisa e recolha de informação em Repositórios.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Utilizar autonomamente a ferramenta, localizando fontes e recursos;
  • Recuperar informação de acordo com as suas reais necessidades.

Conteúdos programáticos:

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE plágio e citações

  • Duração: 1h a 2h.
  • Descrição do público-alvo:  alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo da sessão de formação é sensibilizar os estudantes para o que é o plágio e fornecer ferramentas para o combate ao mesmo.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Saber o que é o plágio;
  • Distinguir o plágio deliberado do acidental;
  • Dominar estratégias e ferramentas de combate ao plágio.

Conteúdos programáticos:

  • Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos;
  • Uso de fontes (de leitura generalista/abrangente; bibliografia geral);
  • Apresentação de tipos de citação e abreviaturas;
  • Caso prático com norma bibliográfica.

SESSÃO DE FORMAÇÃO introdução ao mendeley

  • Duração: 2h.
  • Descrição do público-alvo:  alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
  • Pré-requisitos: não aplicável.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo geral da sessão é garantir que os utilizadores consigam utilizar o Mendeley como uma ferramenta de gestão da sua investigação pessoal, e recurso de apoio a criação e citações e referências bibliográficas.

Objetivos específicos: No final da sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Criar uma biblioteca de referências Mendeley;
  • Fazer citações e bibliografias diretamente com o plugin do Mendeley no processador de texto que utiliza;
  • Criar grupos de trabalho no Mendeley Desktop;
  • Descobrir referências bibliográficas através do Mendeley.

Conteúdos programáticos:

  • Registo e instalação do Mendeley Desktop e plugins importantes (Web importer e MS Word plugin);
  • Recolher referências bibliográficas;
  • Organizar biblioteca Mendeley;
  • Funções de PDF Reader;
  • Criar citações e bibliografias;
  • Criar Grupos de Trabalho;
  • Descobrir referências bibliográficas.

SESSÃO DE FORMAÇÃO sobre turnitin – uma ferramenta para prevenção do plágio

  • Duração: 1h (2 sessões – Moodle e Web)
  • Descrição do público-alvo: Docentes (Moodle e Web) e investigadores (Web)
  • Pré-requisitos: na formação Moodle é necessário o docente/investigador já estar inscrito na plataforma e ter pelo menos uma aula associada.
  • Número mínimo/máximo de formandos: 10 a 20.

Objetivos gerais: O objetivo geral da sessão é garantir que os docentes e investigadores percebam a eficácia do Turnitin como um importante recurso de apoio ao ensino, quer através de sua utilização numa abordagem pedagógica com alunos do 1º ciclo, quer como ferramenta de deteção e prevenção do plágio académico.

Conteúdos programáticos:

Turnitin Moodle

  • O que é o Turnitin?
  • Criar uma atividade
  • Configurar uma atividade
  • Abordagem pedagógica x Deteção de plágio;
  • Como os alunos fazem para submeter os seus trabalhos?
  • Visualizar e interpretar um relatório Turnitin.

Turnitin Web

  • O que é o Turnitin?
  • Como criar uma conta Turnitin Web;
  • Criar uma atividade;
  • Configurar uma atividade;
  • Turnitin Web – espaço para tutoria de teses de mestrado e doutoramento;
  • Visualizar e interpretar um relatório Turnitin.

Destaques da Biblioteca

JSTOR: Acesso temporário a NOVOS conteúdos
JSTOR: Acesso temporário a NOVOS conteúdos
Exposição Virtual "Tempos de doença, tempos de cura"
Exposição Virtual "Tempos de doença, tempos de cura"

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer