15
Mai
Moving feedback forwards: Understanding the processing and recipience of feedback information
Conferência
11:00 às 13:00
Avenida de Berna

A NOVA FCSH recebe no próximo dia 15 de maio, das 10h às 12h, a conferência Moving feedback forwards: Understanding the processing and recipience of feedback information com Naomi Winstone, Diretora da Surrey Institute of Education da Universidade de Surrey, do Reino Unido. O evento realiza-se no Auditório B1, do campus da Avenida de Berna, e é uma iniciativa do Conselho Pedagógico da NOVA FCSH com o intuito de promover a inovação pedagógica.

“Historicamente, a investigação sobre avaliação e feedback tem-se centrado na acção e competência dos educadores. Mais recentemente, este enfoque tem sido colocado no estudante e na sua capacidade de processar e de integrar o feedback, facilitando a aprendizagem. Nesta conferência, discutirei de que forma novas perspectivas da psicologia nos podem ajudar a compreender as reacções emocionais, comportamentais, e motivacionais ao feedback. Após delinear as principais dimensões psicológicas dos processos de feedback, discutirei de que forma essas perspectivas nos podem ajudar a compreender os desafios inerentes aos processos de feedback no contexto do ensino superior. Partilharei resultados do meu recente programa de investigação sobre o envolvimento dos estudantes no processamento da informação proveniente de feedback, retirando conclusões para a prática docente.”, Professora Doutora Naomi Winstone

Biografia
A Professora Doutora Naomi Winstone é especializada em psicologia cognitiva e, mais concretamente, nos processos e impacto de feedback educacional, assim como na influência de discursos dominantes sobre avaliação e feedback nas políticas educativas e no posicionamento de educadores e estudantes relativamente a processos de feedback. Naomi Winstone é Professora de Psicologia Educacional e Directora do Instituto de Educação da Universidade de Surrey, Reino Unido. É Professora Honorária do Centro de Investigação em Avaliação e Aprendizagem Digital (CRADLE) da Universidade de Deakin, na Austrália. Em reconhecimento do trabalho desenvolvido nesta área, foram-lhe atribuídos os títulos de ‘UK National Teaching Fellow’, e de ‘Principal Fellow’ pela Academia de Ensino Superior do Reino Unido.

ENG

“Historically, the focus of research on effective assessment and feedback has been on the actions and competence of educators. More recently, the focus has shifted to the student and their own capacities to process and implement feedback to facilitate learning. In this seminar, I will discuss how insights from psychology can help us to understand emotional, behavioural, and motivational responses to feedback. Having outlined the core psychological dimensions of feedback processes, I will then discuss how these insights can help us to understand challenges inherent to feedback processes in higher education. I will share findings from my recent programme of research into students’ engagement with feedback information, and draw out key implications for practice.”, Professora Doutora Naomi Winstone

Naomi is a cognitive psychologist specialising in the processing and impact of instructional feedback and the influence of dominant discourses of assessment and feedback in policy and practice on the positioning of educators and students in feedback processes. Naomi is Professor of Educational Psychology and Director of the Surrey Institute of Education at the University of Surrey, UK. She is also an Honorary Professor in the Centre for Research in Assessment and Digital Learning (CRADLE) at Deakin University, Australia. Naomi is a Principal Fellow of the Higher Education Academy and a UK National Teaching Fellow.