2020
Laboratório de Experimentação Cénica (LEC): “Cumplicidades entre movimento e voz” com Margarida Mestre
Margarida Mestre
10:00 às 12:00 (10 a 25 Nov 2020)
NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros

Este workshop terá por objectivo entrar numa prática onde movimento e o gesto co-existem com voz, em todas as as suas possibilidades experimentadas, no caminho de criar consciência daquilo que provocam num tempo e num espaço. Daquilo que criam enquanto paisagem, significado e visão. Outras possibilidades surgem quando a estes materiais primeiros se juntam ideias, conceitos, palavras, intenção. Esta prática será então um exercício de construção.

Dias 10, 12, 16, 18, 23 e 25  de novembro de 2020, entre as 10h e as 12h, no anfiteatro A14 do Colégio Almada Negreiros (Campolide).

Oganização: Laboratório de Experimentação Cénica (LEC) / ICNOVA / Professor Doutor Paulo Filipe Monteiro

BIO

Margarida Mestre – possui Bacharelato em Educação de infância, o Mestrado em Artes Performativas – Teatro do movimento pela E.S.T.C. de Lisboa. Cursos técnico profissionais em Sonoplastia, Monitores de Iniciação Musical pelo Centro Artístico infantil da F. C. Gulbenkian e Curso de Monitores de Dança para a Comunidade do Fórum Dança. Desenvolve um trabalho de Criação Artística na área da VOZ/CORO junto de comunidades específicas tais como: o “Coral Bestial” em Viseu; o grupo de cantares de Espinheiro, Alcanena; a peça “Oxalá”, criada no âmbito do Festival Circular em Vila do Conde; a Palestra/Concerto: “Alento” em Ferreira do Alentejo, a proposta “Corações ao alto” a partir de sonoridades de várias religiões, integrado no festival TODOS 2013 e no VÃO, em Lisboa, em Aljezur, na F. C. Gulbenkian e no Convento de São Francisco – Coimbra; e os “Recitais Populares” I e II, no Festival Silêncio, Lisboa.

Ultimamente tem colaborado com trabalho de voz no Projecto “Lado P”, da Vende-se Filmes, a acontecer no E.P de Tires apoiado pelo PARTIS.Estudou voz com Shelley Hirsch e Lynn Book (ambas em N.Y.), David Moss, Japp Blonk, Miriam di Palma, Valérie Marestin, Amélia Cunni, Nona Hendrix, Chris Mann, Michiko Hirayama e Phill Minton.

Em 2008 participou no Workshop “The creative voice” orientado por Kaya Anderson, Susanne Weins, Albino Bignamini e David Goldsworthy, no Roy Hart International School, Malerargues, França. E em 2010, no mesmo local, com Jonathan Hart Makwaia e Rosemary Quinn.

Autora de performances em nome de Mariquinhas: “Rua A.”, “Trilogia do corte” e  “La Palisse”; autora também de espectáculos de poesia sonora para público adulto: Os quatro “Objectos Poéticos” a partir de textos de autores como Jorge Sousa Braga, Jorge Reis Sá , Maria Andersen e Jorge Luis Borges, acompanhada por músicos como Gonçalo Gato, Gonçalo Pescada e João Lima. “A Blues” e “Por um triz”, acompanhada por Rui Gato; e “Fuga em mimmenor”, acompanhada por Pedro Gonçalves, Fundação de Serralves.

Ultimamente com grande actividade na criação artística para a infância: “Tudo Gira”, acompanhada por BenjamimBrodbeck, “Poemas para Bocas pequenas”, com António-Pedro; “Balada das vinte meninas friorentas”, com Rui Ferreira e “Marinho”, com Henrique Fernandes (Sonoscopia). Frequenta o primeiro ano do Doutoramento em Educação Artística do Instituto de Educação de Lisboa.