08
Mai
2023
Jane & Tarzan 100
Encontro
17:00 às 19:00
Biblioteca Nacional de Portugal

Em outubro de 1912, o romancista norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) começa a publicar, na revista Argosy All-Story Weekly, as primeiras aventuras de Tarzan e Jane, com o título Tarzan dos Macacos, narrativa que seria republicada como livro em junho de 1914. A série teve tanto sucesso que o autor escreveria, até à década de 40 do século XX, cerca de 25 romances sobre a dupla de heróis que se tornou um ícone da cultura popular, como o demonstram as sucessivas adaptações televisivas e cinematográficas para adultos e para o público mais jovem.

O casal, as suas aventuras, bem como os contextos europeus e africanos em que se movimenta permitem-nos debater um vasto número de temas, como paisagens e sistemas ecológicos, colonialismo, direitos dos animais, (intersecção de) classe, género e etnia, representação intermedial da masculinidade e feminilidade (dos comics aos videojogos), determinismo biológico, relações entre humanos e animais, Tarzanmania, fandom e a indústria Tarzan/Burroughs, bem como a origem da personagem e a reelaboração de mitos (crianças ‘selvagens’; Rómulo e Remo; Kipling; Haggard; Paul Du Chaillu; J. W. Buell), entre outros.

O encontro organizado pelo CETAPS e pela BNP assinala os 100 anos da publicação do romance Tarzan e o Leão de Oiro, narrativa que surge inicialmente, no ano de 1922, em sete partes, na revista Argosy All-Story Weekly, num só volume, em março de 1923, e que é traduzido para português, por Raúl Correia, em 1981. Investigadores nacionais debaterão os contextos de produção e publicação das aventuras, as representações artísticas de Tarzan e Jane, da sua educação, bem como das restantes personagens humanas e animais, e os ambientes ecológicos e multissensoriais em que as aventuras do casal tem lugar.

Programa e informações adicionais