Set
De Famalicão para o Mundo: Em torno da Memória do Holocausto e a ajuda humanitária
Encontro
14:00 às 19:00 (25 a 26 Set)
Vila Nova de Famalicão

Iniciativa organizada por várias instituições e integrada no Projeto Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto.

A Resolução do Conselho de Ministros nº51/2020 de 25 de Junho, aprovou “as linhas estratégicas do Projeto Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto”. O CITCEM, através do seu grupo “Educação e Desafios Societais”, em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, a APH, o IHC — NOVA FCSH e o CFAEVNF elaboraram o programa do encontro “Em torno da memória do Holocausto e a ajuda humanitária”.

Evento com inscrição gratuita, mas obrigatória, neste link. Terá lugar na Avenida Carlos Bacelar — 4760-103 Vila Nova de Famalicão

O encontro/formação (13h) encontra-se acreditado pelo Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-108930/20) para professores dos Grupos 200, 290, 400, 410 e 420.

>> Programa (PDF) <<

Programa resumido:

25 de Setembro

14h00 — Abertura

14h15 — Apresentação e divulgação do Projeto “Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto”

15h10 — Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH): Portugal e os Nazis – Histórias e Segredos de uma Aliança

15h45 — Debate

16h30 — Margarida de Magalhães Ramalho (IHC — NOVA FCSH): Memórias de Aristides (projeto de Museu de Vilar Formoso)

17h15 — Esther Mucznik (Memoshoá): Podemos falar de uma hierarquia da memória da Shoah? O que nos ensina a Operação T4, dita de Eutanásia

18h00 — Ansgar Schaefer (IHC — NOVA FCSH): A História e o Documentário cinematográfico

18h45 — Debate

26 de Setembro