Conversa sobre o livro “Convergências Musicais: Gosto, Identidade e Mundo”
Dia 15 de junho, pelas 17h, no contexto do 10.º Simpósio ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’ convidamos-vos a assistir a uma conversa sobre o livro “Convergências Musicais: Gosto, Identidade e Mundo”, que antecede o lançamento do volume.
O encontro tem lugar presencialmente no Colégio Almada Negreiros, auditório 224, e online:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83896873707?pwd=dHM1dTJBblFmaG93RktQMUxvcUdXZz09
A observação e enunciação da música e do som como práticas sociais e instrumentos de poder e representação verifica-se em todas as épocas e quadrantes. Entre as primeiras narrativas sobre os poderes do som e o estado do conhecimento neste domínio na 3.ª década do séc. XXI reconhecem-se preocupações comuns, repercutidas no tempo, e assinalam-se mudanças, particularmente no modo como se perceciona e constrói o saber. A multiplicidade de vozes associada ao pós-estruturalismo, à desconstrução, ao pós-modernismo, aos estudos pós-coloniais e culturais, herança da viragem linguística que cunha as últimas décadas do séc. XX, prospera agora em terreno fértil, expandindo-se pelos vários campos, e miradouros sobre a sociedade em rede. A investigação sobre música e som ganha competências interdisciplinares inauditas, remediando métodos antigos e propondo novos instrumentos intelectuais.
Decorrido quase um século sobre as primeiras e substanciais publicações de Adorno, há ainda tanto por fazer. Continuamos a escrever, a rever e rescrever o presente, ou os passados no presente, porque muitas margens continuam a ser margens e outros tantos centros permanecem dominantes. Estamos agora (os académicos da área da música) em várias partes do mundo, a publicar alguns dos ensaios mais inspirados e sistemáticos sobre uma multiplicidade de circunstâncias assentes na nossa experiência da música e respetivas textualidades.
Os dez capítulos do presente livro expõem aspetos de trabalhos de investigação em curso, com particular incidência em Portugal e no Brasil, nos sécs. XX e XXI. Exploram o modo como a música e o som colaboram na produção ou manutenção de padrões de interação social e agência estética, criando, legitimando ou disciplinando comportamentos. Enaltecem-se as descontinuidades, desrespeitam-se aspetos de linearidade histórica e explicações dialéticas. Discute-se a geração de grupos e redes de convicções, interesses e expectativas, perspetivas sobre o mundo observados entre dimensões históricas, materiais e simbólicas, estruturantes da ordem social. Produzem-se questões e abrem-se, assim o esperamos, janelas de pensamento.
Coordenação: Paula Gomes-Ribeiro, André Malhado, Zuelma Chaves. Editora Húmus 2022
Assistente editorial: Luísa Gomes
Prefácio: Manuel Pedro Ferreira
Autores: Inês Henriques, Sofia Vieira Lopes, João Pedro Costa, Júlia Durand, André Malhado, João Francisco Porfírio, Guilhermina Lopes, Juliana Wady, Patrícia Lampreia Lopes, Renato Oliveira
Introdução: Paula Gomes-Ribeiro