Colóquio dedicado a José Eduardo Horta Correia
J.E. Horta Correia
Colóquio
09:30 às 18:00 (4 a 5 Abr 2024)
Fundação Calouste Gulbenkian

Colóquio Arquitetura, Urbanismo e Património da Época Moderna, dedicado a José Eduardo Horta Correia

O Historiador da Arte José Eduardo Horta Correia é hoje Professor Emérito da Universidade do Algarve, onde ensina desde 1999 na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Mas muito do seu magistério foi marcante num tempo anterior, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tendo iniciado o seu percurso académico ainda na Universidade de Coimbra, associou-se desde cedo ao Departamento de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, pela mão de José-Augusto França. Foi após o reconhecimento da Lisboa Pombalina como objeto de estudo da História da Arte que Horta Correia realizou a sua magistral investigação de fundo sobre o urbanismo de Vila Real de Santo António.

E. Horta Correia destacou-se por uma docência empenhada e crítica, tendo formado gerações de Historiadores da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo. Tendo como base a sua sólida formação em história da cultura e das ideias, a abordagem metodológica da arquitectura e do urbanismo, no âmbito complexo da arte e da sua historicidade, permitiu que a influência do seu trabalho se fizesse sentir, literalmente, do Algarve ao Minho, mas também nos espaços com influência cultural portuguesa.

A densidade das matérias e dos conteúdos que Horta Correia suscita focam-se sobretudo na época moderna (séculos XVI-XVIII), mas estende-se a outras cronologias. Ainda que centrando-se geograficamente em Portugal, não deixa de tocar os processos da expansão e colonização portuguesas, pelo que a sua proposta de uma “escola portuguesa de arquitetura e urbanismo” merece uma renovada e ampliada discussão científica, tão estruturada quanto aberta, a qual se procura discutir com este Colóquio.

Programa disponível no website do colóquio: https://hortacorreia-coloquio.weebly.com/

Organização: IHA NOVA FCSH /IN2PAST e FCHS-UAlg

Apoio: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António