A recente atuação do músico “Bad Bunny” no intervalo da Super Bowl de 2026 é o motivo desta conversa, que também assinala a entrada da NOVA FCSH no segundo semestre, bem como o regresso ao Colégio Almada Negreiros. O encontro será uma oportunidade para visualizar a transmissão televisiva da atuação, seguindo-se um debate moderado por Carla Baptista, investigadora do ICNOVA e professora de Ciências da Comunicação na NOVA FCSH, com os investigadores do INET-md Alejandro Reyes-Lucero, Alix Didier Sarrouy e Andrew Snyder.
Apelamos à participação de estudantes, investigadores e docentes da faculdade.
No final do evento, brindamos ao reencontro.
Organização: NOVA FCSH, com a linha temática “Poder, Política e Ativismo” do INET-md.
Alejandro Reyes-Lucero | Natural da Venezuela (n. 1995), começou os seus estudos musicológicos na Universidad Central de Venezuela (UCV). É licenciado em Ciências Musicais (2019) e mestre em Musicologia Histórica (2021) pela NOVA FCSH, onde atualmente é doutorando em Ciências Musicais – Musicologia Histórica, com bolsa da FCT (2022.13749.BD). A sua investigação desenvolve-se no âmbito do INET-md, e debruça-se sobre a atividade musical privada e doméstica no contexto da cidade de Lisboa entre finais do século XIX e inícios do século XX, com particular incidência no caso do salão musical do pianista e professor Alexandre Rey Colaço (1854-1928). Entre 2021 e 2022, participou como bolseiro de investigação no projeto PROFMUS: ser músico em Portugal – a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32624/2017). Tem o oitavo grau de piano e realizou um diplomado de um ano em Direção Orquestral na UCV.
Alix Didier Sarrouy | Músico e doutorado em Sociologia das Artes pela Université Sorbonne Nouvelle e pela Universidade do Minho. Investigador integrado no INET-md/NOVA FCSH, onde coordena a Linha Temática Poder, Política e Ativismo. Investigador principal do projeto “YouSound — Educação musical como ferramenta de inclusão de refugiados menores de idade na Europa” (EXPL/SOC-SOC/0504/2021). Em 2022 publica dois livros: coeditor de A arte de construir cidadania: juventude, práticas criativas e ativismo (Edições Tinta-da-china); e autor de Atores da educação musical: etnografia nos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração (Ed. Húmus, CICS.NOVA).
Andrew Snyder | Investigador Auxiliar em Música e Política no INET-md/NOVA FCSH. Concluiu o doutoramento em etnomusicologia na Universidade da Califórnia, Berkeley, e ingressou inicialmente no INET-md como CEEC Junior. Tem um amplo interesse pela política da festividade no mundo lusófono, e os seus artigos e capítulos abrangem uma vasta gama de temas teóricos, incluindo raça, género, ativismo, deficiência, capitalismo, diplomacia cultural, migração, afeto e pós-colonialismo.
Carla Baptista | Professora Associada da NOVA FCSH, no Departamento de Ciências de Comunicação, e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. Coordena o grupo de investigação Media e Jornalismo do ICNOVA e integra a Comissão Editorial da Revista Media&Jornalismo, indexada na SCOPUS. Os seus principais interesses de investigação são na área dos Estudos de Jornalismo, nomeadamente História dos Media, Media e Género, Media e Cultura, e Comunicação Política Digital. Foi co-PI do projeto “Para uma história do jornalismo em Portugal“, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-JOR/28144/2017).