22
Abr
2021
Arte, Museus e Culturas Digitais
João Paulo Serafim, Memory Invention, 2017. Cortesia do artista.
Congresso internacional
09:30 às 18:00 (22 a 23 Abr)
Lisboa (MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e CAN, Campus de Campolide)

Num tempo em que se amplia e aprofunda o interesse pelo impacto das tecnologias da informação na sociedade contemporânea, a Conferência Internacional “Arte, Museus e Culturas Digitais” pretende constituir um espaço de debate sobre questões e projetos atuais, na área de cruzamento entre as práticas artísticas e a esfera institucional, com particular foco nos museus de arte.

O principal objetivo deste encontro é, assim, debater o modo como as tecnologias digitais têm contribuído para a criação de novos territórios e motivado diferentes inovações na produção artística, nas práticas curatoriais e nos espaços museológicos. Por outro lado, e considerando que os sistemas tecnológicos são também uma construção social e cultural, procura-se investigar em que circunstâncias a arte contemporânea e os museus têm formulado novos desafios e aberto caminho para desenvolvimentos na ciência.

Neste sentido, a conferência visa reunir perspetivas científicas diversificadas, dando visibilidade a trabalhos de investigação recentes ou em curso, em vários países e contextos.

Esta conferência é uma colaboração entre o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH através do cluster Arte, Museus e Culturas Digitais e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Informações adicionais

 

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer