2021
Apresentação do Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Online
A NOVA FCSH e a Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde convidam-no(na) a participar no Webinar de apresentação do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.

O PIPALE é um projeto em curso no Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde, no âmbito do Projeto Educativo e do Plano de Ação Estratégica Pedagógica deste Agrupamento, dirigido ao pré-escolar e aos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo com a principal finalidade de promover o desenvolvimento de competências fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita em português como língua materna.

O projeto é desenvolvido por uma equipa de investigadoras do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e é apoiado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pela Câmara Municipal de Sesimbra. São três as vertentes do PIPALE – avaliação de competências em áreas da linguagem oral e da linguagem escrita, formação de educadores de infância e de professores de 1.º ciclo e acompanhamento de docentes na sua intervenção em sala de aula.

A sessão de abertura vai contar com as intervenções de Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH), João Costa (Secretário de Estado da Educação), José Verdasca (Coordenador do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar), Felícia Costa (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra) e Luís Pacheco (Diretor do Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde). A apresentação do PIPALE ficará a cargo de Joana Batalha e Maria Lobo, investigadoras do CLUNL e coordenadoras do programa.

A participação no evento é livre, mas está sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada até 30 de abril.  Faça a sua inscrição aqui. Receberá posteriormente um link para assistir ao Webinar.