NOVA FCSH lança projeto educativo no Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
O Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde e a NOVA FCSH vão apresentar, no dia 6 de maio, o PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita, dirigido ao ensino pré-escolar e aos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo. O projeto é desenvolvido por uma equipa de investigadoras do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). 
 
O PIPALE surge no âmbito do Projeto Educativo e do Plano de Ação Estratégica Pedagógica deste Agrupamento, com a principal finalidade de promover o desenvolvimento de competências fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita em português como língua materna. Divide-se em três vertentes: avaliação de competências em áreas da linguagem oral e da linguagem escrita; formação de educadores de infância e de professores de 1.º ciclo; e acompanhamento de docentes na sua intervenção em sala de aula.
É apoiado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pela Câmara Municipal de Sesimbra. 
 
 
Esta parceria entre ensino básico e ensino superior vai ser apresentada num webinar no dia 6 de maio, com início às 15h30 e duração prevista de 90 minutos. A sessão de abertura vai contar com as intervenções de Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH), João Costa (Secretário de Estado da Educação), José Verdasca (Coordenador do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar), Felícia Costa (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra) e Luís Pacheco (Diretor do Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde). A apresentação do PIPALE ficará a cargo de Joana Batalha e Maria Lobo, investigadoras do CLUNL e coordenadoras do programa.
 

A participação no evento é livre, mas está sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada até 30 de abril (o link para assitir será enviado posteriormente).