A Inteligência Artificial no Ensino e Investigação: jornada de reflexão na NOVA FCSH
No dia 19 de maio a NOVA FCSH vai promover uma jornada sobre a Inteligência Artificial (IA) no Ensino e Investigação. Um debate sobre a evolução tecnológica cuja presença é cada vez maior nos motores de pesquisa, nas ferramentas de análise, na otimização e automatização de várias tarefas.
João Leite, docente no Departamento de Informática e investigador no NOVA LINCS da FCT NOVA, dará início à sessão fazendo uma alusão ao passado, ao presente e ao futuro da IA. Guilia Priora, Diretora do Centro de Conhecimento NOVA IPSI, e Amanda Costa Novaes, investigadora da NOVA Consumer Lab darão voz à Artificial Intelligence and Right to Research: How Text and Data Mining Practices Already Changed our Laws. Paulo Nuno Vicente, docente do Departamento de Ciências da Comunicação falará sobre a proliferação algorítmica e Alexandra Magnólia Dias, docente do Departamento de Estudos Políticos, irá abordar a IA no contexto de elaboração de trabalhos científicos. Para finalizar, Nuno Boavida, investigador do CICS.NOVA, abordará o setor automóvel e Ana Viseu, investigadora do ICNOVA, os desafios de viver num mundo dataficado.
Esta jornada pretende ser informativa e promover o debate crítico, partilhando experiências e desafios desta nova fase da sociedade digital, da qual a academia tem de fazer parte. A conferência é de livre acesso, será aberta à discussão e terá lugar no Auditório A2, da Torre A, no Campus da Avenida de Berna.
PROGRAMA:
Inteligência Artificial
14H00 – João Leite | Passado, presente e futuro da Inteligência Artificial
14H20 – Guilia Priora & Amanda Costa Novaes | Artificial Intelligence and Right to Research: How Text and Data Mining Practices Already Changed our Laws
14H40 – Debate, Perguntas & Respostas
Inteligência Artificial e Ensino
15H00 – Paulo Nuno Vicente | Proliferação algorítmica: da dataficação à algocracia
15H15 – Alexandra Magnólia Dias | Inteligência Artificial e elaboração de trabalhos científicos: desafios e limitações
Inteligência Artificial e Investigação
15H30 – Nuno Boavida | Inteligência Artificial no setor automóvel português: Mudanças na produtividade e nas relações laborais
15H45 – Ana Viseu | Os desafios de viver num mundo dataficado
16H00 – Debate, Perguntas & Respostas