
A Diplomacia e a Independência de Portugal
Com organização de João Rosa Lã, Ana Leal de Faria e da investigadora do IPRI-NOVA, Alice Cunha, o livro A Diplomacia e a Independência de Portugal é apresentado a 16 de dezembro de 2022, às 17h, por José Manuel Durão Barroso, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Palácio da Independência, Largo de São Domingos, 11, Lisboa). Além dos organizadores, participam nesta obra os investigadores do Instituto Português de Relações Internacionais Ana Santos Pinto, Diana Soller, José Félix Ribeiro, Nuno Severiano Teixeira e Teresa Rodrigues.
Editado pela Book Builders, o livro conta também com a colaboração de Adelino de Matos Coelho, António Telo, Bernardo Ivo Cruz, Clemente Pedro Nunes, Fernando Melo Gomes, Fernando Neves, Francisco Seixas da Costa, Guilherme d’Oliveira Martins, Hermenegildo Fernandes, João Costa Pinto, João Gomes Cravinho, João Vieira Borges, José Fontes, José Manuel da Costa Arsénio, José Manuel Freire Nogueira, José Pinto Ramalho, José Ribeiro e Castro, Júlia Seixas, Luís Amado, Luís Castro Mendes, Luís Manuel da Costa de Sousa de Macedo, Luís Valença Pinto, Luísa Leal de Faria, Manuel Almeida Ribeiro, Maria Regina de Mongiardim, Mário Godinho de Matos, Martim de Albuquerque, Miguel Morgado, Pedro Roseta, Pedro Sampaio Nunes, Pedro Sampaio Nunes, Sérgio Campos Matos, Sofia Moreira de Sousa e Viriato Soromenho-Marques.
A entrada é livre. Contamos consigo!
«Quando o mundo está em mudança é precisamente quando temos maior dificuldade em compreendê-lo. E é simultaneamente quando temos maior necessidade de compreendê-lo. Permitam-me a este respeito uma palavra de apreço para iniciativas como esta, ou para o trabalho do Instituto de Defesa Nacional e do Instituto Diplomático, ou ainda o processo de aglutinação dos nossos analistas no Instituto Português de Relações Internacionais, e outros, para dizer que a nossa capacidade analítica é hoje, sem dúvida, muito superior àquilo que tínhamos há uma década.»
João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, in A Diplomacia e a Independência de Portugal