Estudantes de arqueologia inventariam coleção do Museu do Vidro

O Museu do Vidro da Marinha Grande é, esta semana, palco de uma colaboração entre a instituição e dez alunos da licenciatura em Arqueologia da NOVA FCSH. Sob a orientação de Jorge Custódio, antigo docente da Faculdade e investigador do Instituto de História Contemporânea, os estudantes têm-se dedicado ao inventário, fotografia e estudo da coleção de vidros arqueológicos que compõem o acervo do museu. Os trabalhos, integrados na unidade curricular de estágio em arqueologia, têm sido também acompanhados por Leonor Medeiros, responsável pela licenciatura.

A iniciativa, que decorre até 9 de fevereiro, visa explorar a história por trás do vidro, proporcionando aos estudantes uma formação abrangente na produção, decoração e contexto histórico deste material, “na continuidade de um primeiro trabalho de laboratório”, onde já tinham participado quatro alunos, explica a docente da NOVA FCSH.

Entre as atividades planeadas estão estudos das coleções arqueológicas preservadas nas reservas do Município da Marinha Grande, colaboração em trabalhos de campo no concelho, ações de formação, cursos e estágios curriculares. Estão também previstas iniciativas de divulgação científica através da edição de textos especializados.