Estudante de Doutoramento promove exposição de Arte Contemporânea na Junta de Freguesia do Lumiar

João Viotti, estudante do Doutoramento em Estudos Artísticos da NOVA FCSH, irá promover uma exposição de Arte Contemporânea na Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, ADJUNTAMENTO CULTURAL OLISIPONENSE (by A.C.O).

Esta é uma exposição de arte contemporânea bifacetada, que conjuga artistas e não-artistas numa abordagem tanto demonstrativa como laboratorial.

Como um evento cultural altamente mutacional, o ADJUNTAMENTO CULTURAL OLISIPONENSE propõe que a exposição se visite no princípio a 3 de junho e se prove; que se revisite a 24 no meio e se estranhe; e que se regresse a 1 de julho e se entranhe por fim.

O evento decorre de 3 de junho a 1 de julho na Junta de Freguesia do Lumiar. A galeria onde decorre parte da exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 9h30 às 17h30. A restante porção da exposição implica uma visita guiada aos corredores administrativos da Junta, que irão ocorrer nos sábados 3 de junho (com festa de inauguração das 16h00 às 2h:00), 24 de julho (com as Festas de S. João das 16h00 às 20h00), e 1 de julho (com a festa de encerramento das 16h00 às 19h30).

As intervenções artísticas habitam diferentes partes do edifício da Junta de Freguesia, algumas delas tendo lugar nos corredores e varandas, inserindo-se cuidadosamente nos espaços próprios dos funcionários; estando apenas acessíveis durante os períodos de visitas guiadas (ou talvez no caminho para uma audiência com o Presidente da Junta).

A exposição “permanente” ocupa o espaço da galeria Liminare, e vai decorrer como um laboratório curatorial, podendo ser visitada no horário normal de abertura da Junta de Freguesia – de 2.ª feira a sábado das 9h30 às 17h30. As peças expostas no dia da inauguração poderão vir a sofrer alterações ao longo do mês, podendo ser reorganizadas ou mesmo substituídas por peças novas, elaboradas pelos artistas convidados no decorrer do processo expositivo. Para fomentar a mutabilidade desta exposição, serão também introduzidos alguns “convidados surpresa”, que irão contribuir com obras, conversas e outras intervenções para a riqueza do processo.

Esta exposição tem o apoio logístico da Junta de Freguesia do Lumiar bem como o patrocínio da LatinoCafés, e é uma iniciativa de João Viotti, doutorando em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na NOVA-FCSH.

Contará com as obras e o talento criativo de Aurora Nunes, Felix Vong, Alice Turnbull, Berlando Mentes, Tomásio Nunásio, Miguel Conceição, Pedro Barata, Alexandre Homem, Francisco Pinto, Tiago Texugo, Xavier Xavier, Helena Falcão, e do próprio organizador, João Viotti.

Mais informações disponíveis aqui

João Viotti e a NOVA FCSH convidam toda a comunidade a visitar a exposição.