ECO CAMPUS: bebedouros instalados na NOVA FCSH para promoção do consumo de água da torneira
No âmbito de uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e a EPAL, a NOVA FCSH instalou dois bebedouros na Avenida de Berna, em resposta ao desafio “Promoção do Consumo Exclusivo de Água da Torneira”, que visa consciencializar a comunidade para o consumo de água da rede pública. Esta colaboração enquadra-se na contínua missão da NOVA FCSH de se afirmar como um ECO CAMPUS e de fomentar práticas sustentáveis junto da sua ampla comunidade de Docentes, Funcionários e Estudantes.

O desafio surge no contexto de uma campanha de sensibilização lançada pela EPAL, a maior e a mais antiga estrutura de abastecimento nacional, em que convida Entidades Públicas e Privadas de Lisboa ao consumo exclusivo de água da torneira, esta que representa uma opção ecológica e económica, e traduz a confiança nas infraestruturas de abastecimento da cidade.

O programa “Promoção do Consumo Exclusivo de Água da Torneira” enquadra-se numa estratégia global de sustentabilidade do consumo de água da EPAL, que se rege pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. A empresa compromete-se a melhorar as condições de acesso à água para consumo humano e na sua salvaguarda, proteção e gestão sustentável, disponibilizando um Guia de Implementação e Boas Práticas de acesso aberto a toda a comunidade. Descrevendo este recurso como o mais precioso legado a preservar para as gerações futuras, a EPAL defende que a mudança de comportamentos é essencial para assegurar a sua sustentabilidade.

“E porque não se pode conceber um futuro sem Água compete a todos usá-la com inteligência.”
                                                                                                                                                                    -EPAL

A NOVA FCSH junta-se, deste modo, a uma vasta lista de cerca de 300 de organizações e entidades públicas que aceitam o convite da EPAL e se comprometem a aplicar e promover boas práticas ambientais.

Em breve, os espaços da NOVA FCSH em Campolide receberão também um bebedouro no exterior do Colégio Almada Negreiros, para assegurar o acesso de toda a comunidade a esta iniciativa.

A NOVA FCSH tem vindo a implementar práticas sustentáveis em todos os seus domínios, estando inserida no Programa Eco-Escolas, um Programa Internacional da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade no mundo. No sentido de promover a reflexão e encorajar uma cidadania ativa que contribua para a melhoria do ambiente e para o desenvolvimento sustentável, a NOVA FCSH aderiu ao Programa Eco-Escolas (Eco-Universidade) no ano letivo 2018/2019, recebendo a sua primeira Bandeira Verde, renovada em 2019/2020, 2020/2021 e, mais recentemente, em 2021/2022.

A implementação deste programa na NOVA FCSH, designado NOVA FCSH ECO CAMPUS, passa pela organização de iniciativas que têm como finalidade a sensibilização para o desenvolvimento sustentável e para os problemas ambientais. Todos os anos são desenvolvidas atividades no âmbito dos temas base (água, resíduos, energia, entre outros).