Dulce Pimentel integra Comité Científico na União Geográfica Internacional

O ‘Congresso do Centenário’ da União Geográfica Internacional, que se irá realizar em Paris, terá Dulce Pimentel no seu Comité Científico. A docente do Departamento de Geografia e Planeamento Regional fica assim integrada num grupo de 25 reputados cientistas de todo o mundo que, de 18 a 22 de junho, vão analisar “as principais tendências na evolução da disciplina de geografia e as diferentes perspetivas que se abrem para ela, tanto na cooperação internacional como interdisciplinar, seu papel na compreensão e na melhoria do mundo, seu lugar nas ciências sociais e nas ciências naturais, e sua relevância para os tomadores de decisão e a educação de jovens e cidadãos do mundo”, afirma o website do evento.

Segundo a docente, “o congresso de Paris constitui uma oportunidade única para os geógrafos debaterem as questões que afetam as sociedades contemporâneas e procurar soluções para os territórios”. Já em termos pessoais, Dulce Pimentel considera “uma honra” a sua integração no Comité Científico, ao mesmo tempo que constitui também “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos geógrafos portugueses e pela sua associação”, considera.

O Congresso é um encontro extraordinário que junta geógrafos do mundo inteiro para celebrar os cem anos da criação da UGI, mas também a sua evolução ao longo do último século e a sua importância atual e futura. Vai desenrolar-se em locais emblemáticos para a Geografia, como sejam a Sorbonne, o Instituto de Paris ou a Sociedade de Geografia.