Docente da NOVA FCSH dinamiza curso sobre tradução com recurso a Inteligência Artificial

Chama-se “Literacy in AI Translation for Healthcare Settings” e é o curso sobre o uso da tradução com recurso à Inteligência Artificial para ambientes relacionados com saúde. Coordenado por Hanna Pięta, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas e investigadora do CETAPS da NOVA FCSH e por Susana Valdez, da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, este é um curso gratuito e que está disponível na plataforma NAU até maio de 2026.

Dividido em três módulos assíncronos e flexíveis, o curso conta com a colaboração de profissionais nas áreas da tradução, saúde e tecnologias da linguagem. “Literacy in AI Translation for Healthcare Settings” destina-se a profissionais de saúde que trabalhem com comunidades migrantes, tradutores e especialistas em linguística computacional e inteligência artificial, migrantes que pretendam compreender o papel da tradução na mediação dos seus cuidados de saúde, responsáveis pela criação de mensagens e materiais de saúde pública e profissionais de outras áreas que querem compreender a importância da tradução na adaptação da comunicação a diversos públicos.

Avaliar diferentes tecnologias de tradução realizada pela Inteligência Artificial, utilizar as ferramentas disponíveis com sentido crítico e garantir que a comunicação entre migrantes e profissionais de saúde não fica comprometida é o objetivo deste curso.

Num cenário em que as questões de migração e de saúde pública emergem, o recurso ao ChatGPT e ao Google Tradutor é cada vez maior para suplantar as barreiras linguísticas. Contudo, o uso inadequado destas ferramentas podem comprometer os dados e a compreensão dos casos clínicos por parte dos pacientes. Desta forma, o aumento da literacia em tradução, recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial, torna-se fundamental.

As inscrições para o curso podem ser feitas a qualquer momento através da plataforma NAU. Os e as participantes, com pontuação igual ou superior a 80%, terão, no final do curso, acesso a um certificado digital de participação.