Apresentação

(2024/25 - 7ª EDIÇÃO)

A Pós-Graduação em Estudos Visuais - Fotografia e (Pós) Cinema tem como objetivo promover o aprofundamento da área dos Estudos Visuais, ainda bastante residual no panorama académico português, focada na fotografia, no cinema e nas relações entre ambos. No centro deste programa está o aumento da capacidade crítica em relação aos modos de ver e aos problemas e possibilidades de investigar, pensar, escrever sobre ver e produzir imagens no século XXI. Por outro lado, a relação entre fotografia e cinema é cada vez mais uma relação de interação recíproca, já que os meios digitais vieram possibilitar novos modos de tornar as imagens fixas em imagens «com tempo» (Cf. Claerbout, Gregory Crewdson, João Grama, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Daniel Blaufuks, entre outros) e o cinema incorpora, cada vez mais, a ontologia da fotografia, quer como elemento diegético significativo (a figura da prova» ou da «evidência»), quer como elemento estruturante de uma narrativa auto-reflexiva sobre o próprio medium (Campany 2017), quer ainda no papel que o arquivo e o found footage ocupam no cinema de ficção bem como no cinema documental. A questão contemporânea da relação entre documentário e ficção, das suas fronteiras cada vez mais ténues, vem colocar as diferentes ontologias em diálogo.

O programa interessará a diferentes perfis de destinatários, nomeadamente nas áreas ligadas a instituições culturais e artísticas, de programação cultural, de curadoria e criação na área da fotografia e cinema, bem como ao nível da formação de professores do ensino secundário, artístico e não artístico. Visa oferecer formação no sentido de um pensamento crítico sobre as imagens, bem como responder, num contexto pós-digital, à necessidade de compreender as transformações dos dois media determinantes da cultura moderna e pós-moderna: a fotografia e o cinema.

Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 17 estudantes inscrit@s.

Objetivos

Nesta perspetiva, o programa tem dois objetivos principais:

  • Dar a conhecer os conceitos, enquadramentos teóricos e práticos e as ferramentas conceptuais essenciais dos Estudos Visuais;
  • Fornecer uma formação especializada na área de confluência dos Estudos de Fotografia e dos Estudos de Cinema, nomeadamente no que diz respeito à relação entre os dois, à importância do documentário contemporâneo, do ensaio audiovisual como ferramenta crítica, do trabalho com arquivos de fotografia e cinema.

No termo do curso, o estudante deverá:

  • Conhecer os principais problemas que definem a área de Estudos Visuais;
  • Conhecer aspetos fundamentais da história e teoria do cinema e da fotografia;
  • Ser capaz de entender as principais transformações destes media ao longo dos séculos XX e XXI;
  • Ser capazes de produzir juízos críticos e debater, no panorama contemporâneo das Artes Visuais, a pertinência da utilização privilegiada da fotografia e do cinema;
  • Ser capaz de compreender a transversalidade e importância da fotografia e do cinema na experiência contemporânea do mundo;
  • Ser capaz de redigir um ensaio sobre um conjunto de imagens, um filme, uma obra de arte visual, de forma coerente, assertiva e bem fundamentada, caso pretenda ser avaliado;
  • Produzir, nas cadeiras especificamente vocacionadas para isso, um projeto audiovisual.

 

 

Saídas Profissionais

O programa prevê saídas nas seguintes áreas:

  • Trabalho desenvolvido para instituições culturais e artísticas, de programação cultural, de curadoria e criação na área da fotografia e cinema;
  • Produção de imagens em contexto pós-digital, permitindo compreender a relação entre fotografia e cinema e as principais transformações por que os dois media passaram;
  • Formação de professores do ensino secundário, artístico e não artístico.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 1 unidades curriculares obrigatórias;
  • 5 unidades curriculares do conjunto das optativas condicionadas.

 

Coordenação

Corpo docente