MESTRADO EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA

Este mestrado interdepartamental foi criado em 2002. O seu êxito advém do facto de apresentar uma grande diversidade curricular e um corpo docente estável e qualificado.

A originalidade e caráter inovador da sua oferta letiva têm cativado candidatos de todas as proveniências, havendo a registar um número muito elevado de estudantes originários de todos os continentes. A pesquisa que têm desenvolvido é assinalável, quer em número quer em termos de escopo das dissertações apresentadas e defendidas até ao momento.

O curso tem um caráter teórico-prático, permitindo a pesquisa em domínios como Metodologia de PL2/PLE, Multiculturalismo, Textualidade e Educação, Ensino a Distância, Produção de Materiais Didácticos, Culturas e Literaturas dos Países de Língua Portuguesa.

O acompanhamento dos alunos, durante e após o ciclo de estudos, permite constatar a efetiva disseminação desta formação, já que é muito significativa a percentagem de mestrandos colocados profissionalmente neste âmbito específico.

O Mestrado em EPLSE conta também com uma vasta rede de contactos e parcerias nacionais e internacionais, que possibilitam experiências académicas diversificadas nas áreas do curso. É um bom exemplo de uma formação adaptada aos atuais mercados educativos e culturais.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

3.ª fase de candidaturas sem vagas disponíveis.

Estrutura curricular

Duração: 3 semestres  Créditos: 93 ECTS

Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.


Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).


O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

 

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer