MESTRADO EM HISTÓRIA

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) orgulha-se de ter sido a primeira Faculdade portuguesa a criar cursos de Mestrado, precisamente na área da História, há já mais de trinta anos. Os cursos, que desde então se realizaram ininterruptamente, são o melhor testemunho de um percurso voltado para a aprendizagem e para a investigação e que continua a constituir uma referência no panorama universitário do nosso país.

Contando actualmente com cinco áreas de especialização (Egiptologia, Civilizações do Médio Oriente e da Ásia Antiga, História Medieval, História Moderna e dos Descobrimentos, História Contemporânea), o Segundo Ciclo em História na NOVA FCSH oferece uma ampla possibilidade de escolha para os interessados na sua frequência, sempre com a preocupação de formar mestres que combinem o rigor e o espírito crítico com a capacidade de inovação.

O Plano do Curso garante o necessário aprofundamento exigido por este nível de formação (disciplinas da área de especialização), sem deixar de ser versátil (disciplinas opcionais), de modo a permitir abordagens interdisciplinares.

A apresentação e a defesa pública de uma dissertação ou de um trabalho de projecto constituem o culminar de um trajecto essencialmente voltado para a investigação histórica.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página). 

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres   Créditos totais: 120 ECTS (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer