MESTRADO EM FILOSOFIA

O Mestrado em Filosofia visa proporcionar uma formação aprofundada nas várias áreas do saber filosófico e contribuir para o desenvolvimento da investigação no domínio da Filosofia.

O Mestrado tem, assim, como propósito, de acordo com o respetivo diploma legal, levar os estudantes a adquirirem capacidades:

  • de análise e argumentação;
  • para reconhecer, equacionar e esclarecer os problemas que o ser humano encontra, no esforço de compreensão de si e do mundo;
  • para compreender e questionar as ideias referentes à natureza da realidade, conhecimento e valores;
  • para identificar e analisar os problemas que cruzam diversas áreas disciplinares;
  • para aplicar conhecimentos na apreciação de problemas novos e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada;
  • para desenvolver trabalho de investigação, com inteira consciência dos princípios de exigência implicados na ideia de ciência, com sentido de responsabilidade e noção das implicações.

O Mestrado assegura, além disso, a preparação adequada dos estudantes para prosseguirem os seus estudos no 3.º ciclo, designadamente em Filosofia.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página). 

Estrutura curricular

Duração: 3 semestres  Créditos totais: 93 ECTS (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer