MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

O Mestrado em Comunicação de Ciência resulta de uma parceira entre o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Durante a parte curricular do mestrado, os alunos têm oportunidade de discutir a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação, de conhecer a evolução do próprio conceito de comunicação de ciência, de aprender e treinar ferramentas de comunicação estratégica e de jornalismo, e de contactar com exemplos de projetos de comunicação bem sucedidos.

Além dos responsáveis pelas diferentes unidades curriculares, o Mestrado em Comunicação de Ciência conta com a participação de cientistas e comunicadores de ciência portugueses.

Objetivos:

  • Criar a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia;
  • Entusiasmar futuros profissionais da comunicação e educação pela comunicação da ciência nas suas várias formas;
  • Estabelecer a comunicação de ciência como parte integrante da realidade das instituições portuguesas, dotando-as de profissionais especializados nesta área.

Estrutura curricular

Duração: 3 semestres  Créditos totais: 93 ECTS (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação,Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer