Mestrado em Antropologia

O curso de mestrado em Antropologia tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns:

  • adquirir os conhecimentos teóricos e as competências metodológicas e técnicas que permitam desenvolver investigação antropológica original em torno das perspetivas do curso;
  • capacidade de aplicação dos conhecimentos e competências metodológicas adquiridas em situações profissionais relacionadas com as áreas de estudo do curso e requerendo investigação e processamento de informação complexa.

 

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

_____

Culturas Visuais

Privilegia duas grandes áreas. A primeira relaciona-se com uso de material visual na pesquisa, apresentação e  circulação do conhecimento antropológico. Incide sobre o desenvolvimento e os aspetos práticos e metodológicos do filme etnográfico, do documentarismo encarado como género cinematográfico, e sobre a fotografia e suas estratégias. Os alunos poderão desenvolver este aspeto num atelier prático. A segunda trata do estudo dos sistemas visuais e da cultura visível, ou seja, da produção de conhecimento antropológico e social a partir da análise de imagens produzidas por outros. Partindo da natureza construída das representações visuais, este mestrado faz uma atualização das relações da antropologia com a imagem, abrindo uma nova agenda de interesses, debates e pesquisas em torno das culturas visuais da contemporaneidade.

Temas Contemporâneos

Tem como foco a produção de conhecimento antropológico sobre múltiplos fenómenos que marcam a contemporaneidade em contextos portugueses, europeus e não europeus. Tem como objetivos a aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas de investigação adequada à complexidade da realidade contemporânea, e o desenvolvimento de capacidades de aplicação das competências antropológicas em situações profissionais.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página). 

 

 

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS 

O aluno realiza 30 créditos no 1.º semestre e 30 créditos no 2.º semestre, podendo cumprir 10 créditos, em regime de opção livre, em unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.

No 3.º semestre, concluída a parte escolar do mestrado, os alunos elaborarão uma dissertação, um trabalho de projecto ou um estágio com relatório correspondente a um total de 60 unidades de crédito. As modalidades e os requisitos deste trabalho final deverão ser adequados a cada área de especialização.

Coordenação

Corpo docente

Protocolos de estágio

A área de especialização em Culturas Visuais tem uma parceria com a Apordoc – Associação pelo Documentário, o Festival DocLisboa e o Panorama. Os seus estudantes estão na organização da Festa de Antropologia Cinema e Arte – FACA.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer