Consulta aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor a partir de 2023/2024
Apresentação
O curso de mestrado em Antropologia tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns:
- adquirir os conhecimentos teóricos e as competências metodológicas e técnicas que permitam desenvolver investigação antropológica original em torno das perspetivas do curso;
- capacidade de aplicação dos conhecimentos e competências metodológicas adquiridas em situações profissionais relacionadas com as áreas de estudo do curso e requerendo investigação e processamento de informação complexa.
Áreas De especialização
- Culturas Visuais
- Temas Contemporâneos
- Primatologia e Ambiente
Estrutura curricular
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS
O aluno realiza 30 créditos no 1.º semestre e 30 créditos no 2.º semestre, podendo cumprir 10 créditos, em regime de opção livre, em unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH, da NOVA ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.
No 3.º semestre, concluída a parte escolar do mestrado, os alunos elaborarão uma dissertação, um trabalho de projeto ou um estágio com relatório correspondente a um total de 60 unidades de crédito. As modalidades e os requisitos deste trabalho final deverão ser adequados a cada área de especialização.
Coordenação
José Mapril
Departamento de Antropologia (DA)
Professor/a Associado/a
Corpo docente
- Amélia Frazão Moreira (Temas Contemporâneos)
- Ana Isabel Afonso
- Catarina Alves Costa
- Filomena Silvano
- Frederico Delgado Rosa
- João Leal
- Jorge Martins Rosa (Culturas Visuais)
- José Manuel Costa (Culturas Visuais)
- Margarida Fernandes (Temas Contemporâneos)
- Maria Cardeira da Silva
- Paula Godinho (Temas Contemporâneos)
- Sónia Vespeira de Almeida
- Raquel Pereira (Temas Contemporâneos)
- Tânia Minhós Rodrigues (Temas Contemporâneos)
Protocolos de estágio
A área de especialização em Culturas Visuais tem uma parceria com a Apordoc – Associação pelo Documentário, o Festival DocLisboa e o Panorama. Os seus estudantes estão na organização da Festa de Antropologia Cinema e Arte – FACA.