APRESENTAÇÃO

A Licenciatura em Ciências da Linguagem tem por objetivo oferecer uma formação de base sólida, atualizada e devidamente enquadrada na respetiva área científica, de modo a permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências gerais e específicos nas disciplinas fundamentais da área de estudos.

A formação procura articular os conhecimentos teóricos com a seleção das metodologias apropriadas, bem como o desenvolvimento de práticas de recolha, análise e seleção dos dados, visando a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos em diferentes vertentes disciplinares e interdisciplinares das ciências da linguagem. Visa-se, assim, formar licenciados capazes de levar a cabo trabalho tendencialmente autónomo, que poderão aprofundar e desenvolver em atividades de diferentes tipos, bem como prosseguir estudos a nível de 2º ciclo.

Informação útil
Média de Entrada
13,0
Média do último aluno admitido no ano letivo 2019/2020

Provas de Ingresso

É necessária UMA das seguintes provas:

  • Português
  • Filosofia
  • Inglês
  • Literatura Portuguesa

Vagas

20

Saídas Profissionais

  • Elaboração de dicionários, terminologias e gramáticas
  • Edição e documentação
  • Consultoria linguística
  • Integração em equipas pluridisciplinares, no âmbito de: perturbações da linguagem; novas ferramentas linguísticas (motores de busca, dicionários eletrónicos e corretores ortográficos); tratamento automático das línguas.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres.


O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica.

Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.


Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a FCSH/NOVA participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e, participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer