Apresentação
A Licenciatura em Ciências da Linguagem tem por objetivo oferecer uma formação de base sólida, atualizada e devidamente enquadrada na respetiva área científica, de modo a permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências gerais e específicos nas disciplinas fundamentais da área de estudos.
A formação procura articular os conhecimentos teóricos com a seleção das metodologias apropriadas, bem como o desenvolvimento de práticas de recolha, análise e seleção dos dados, visando a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos em diferentes vertentes disciplinares e interdisciplinares das ciências da linguagem. Visa-se, assim, formar licenciados capazes de levar a cabo trabalho tendencialmente autónomo, que poderão aprofundar e desenvolver em atividades de diferentes tipos, bem como prosseguir estudos a nível de 2º ciclo.
Provas de Ingresso
É necessária UMA das seguintes provas:
- Português
- Filosofia
- Inglês
- Literatura Portuguesa
Vagas
Secretariado
linguistica@fcsh.unl.ptSaídas Profissionais
- Elaboração de dicionários, terminologias e gramáticas
- Edição e documentação
- Consultoria linguística
- Integração em equipas pluridisciplinares, no âmbito de: perturbações da linguagem; novas ferramentas linguísticas (motores de busca, dicionários eletrónicos e corretores ortográficos); tratamento automático das línguas.
Taxa de Empregabilidade
* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.
Regimes de acesso Ao curso
Estrutura curricular
Duração: 3 anos/6 semestres.
O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra licenciatura.
Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e, participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.
Percurso Recomendado de Ciências da Linguagem
- Bases da Análise Linguística
- Gramática do Português
- Lexicologia e Lexicografia
- Práticas Textuais
- Língua Estrangeira
- Fonologia
- Morfologia
- Sintaxe
- Semântica
- Língua Estrangeira
- Análise do Discurso
- Linguística Computacional
- Variação Linguística
- Língua Estrangeira
- Terminologia
- História da Língua Portuguesa
- Linguística Histórica
- Linguística do Texto
- Psicolinguística
- Língua Estrangeira
- Aquisição da Linguagem
- Linguística da Língua Estrangeira
- Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem
- 2 disciplinas opcionais
- Investigação e Aplicações em Ciências da Linguagem
- Tópicos Aprofundados de Linguística
- 3 disciplinas opcionais