Apresentação

O Doutoramento em Estudos de Género resulta de uma associação entre a Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e a Universidade NOVA de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa. 

O programa de doutoramento tem por missão contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada, preparando investigadores/as neste domínio e profissionais, quadros superiores e dirigentes capazes de analisar, de forma crítica e reflexiva, temas relacionados com as questões de género e sobre elas intervir nos mais diferentes sectores e atividades sociais e políticas. Proporciona uma sólida formação avançada, preparando investigadores/as para a produção de conhecimento de elevada qualidade na área inovadora dos estudos de género

As aulas terão lugar em Lisboa, rotativamente no ISCSP-ULisboa, na NOVA FCSH e na Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa.

No ano letivo 2021/22, a instituição anfitriã é a NOVA FCSH, no Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

3 razões para escolher este doutoramento:

  • Primeiro e único doutoramento em Estudos de Género em Portugal, que resulta de um consórcio entre duas grandes universidades portuguesas.
  • Corpo docente altamente qualificado, com produção científica e académica reconhecida nacional e internacionalmente.
  • Ambiente académico de excelência, com a presença de estudantes estrangeiros/as.

 

Objetivos

  • Contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada através de uma aprendizagem orientada, com critérios de elevada exigência e rigor.
  • Desenvolver competências teóricas, metodológicas e analíticas necessárias para a realização de investigação original que contribua para o avanço do conhecimento na área.
  • Estimular percursos de autoaprendizagem, incentivando o trabalho autónomo, a análise crítica e a capacidade de comunicação e de difusão do conhecimento.
  • Promover a integração dos/as estudantes em redes de investigação, facilitando a mobilidade nacional e internacional.
Informação útil

Vagas

20

Secretariado

deg@fcsh.unl.pt

Propina

6.500 € (valor fracionável, consultar edital de candidatura)

Estrutura curricular

Duração: 4 anos      Créditos totais: 240 créditos.


O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Teresa Pizarro Beleza (Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa)

Teresa Pizarro Beleza (Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer