DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE GÉNERO

O Doutoramento em Estudos de Género resulta de uma associação entre a Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e a Universidade NOVA de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa. 

O programa de doutoramento tem por missão contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada, preparando investigadores/as neste domínio e profissionais, quadros superiores e dirigentes capazes de analisar, de forma crítica e reflexiva, temas relacionados com as questões de género e sobre elas intervir nos mais diferentes sectores e atividades sociais e políticas. Proporciona uma sólida formação avançada, preparando investigadores/as para a produção de conhecimento de elevada qualidade na área inovadora dos estudos de género

As aulas terão lugar em Lisboa, rotativamente no ISCSP-ULisboa, na NOVA FCSH e na Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa.

No ano letivo 2020/21, a instituição anfitriã é a NOVA FCSH, no Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide).

 

OBJETIVOS

____

  • Contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada através de uma aprendizagem orientada, com critérios de elevada exigência e rigor.
  • Desenvolver competências teóricas, metodológicas e analíticas necessárias para a realização de investigação original que contribua para o avanço do conhecimento na área.
  • Estimular percursos de autoaprendizagem, incentivando o trabalho autónomo, a análise crítica e a capacidade de comunicação e de difusão do conhecimento.
  • Promover a integração dos/as estudantes em redes de investigação, facilitando a mobilidade nacional e internacional.

 

3 RAZÕES PARA ESCOLHER ESTE DOUTORAMENTO

____

  • Primeiro e único doutoramento em Estudos de Género em Portugal, que resulta de um consórcio entre duas grandes universidades portuguesas.
  • Corpo docente altamente qualificado, com produção científica e académica reconhecida nacional e internacionalmente.
  • Ambiente académico de excelência, com a presença de estudantes estrangeiros/as.
Informação útil

Vagas

20

Secretariado

deg@fcsh.unl.pt

Propina

6.500 € (valor fracionável, consultar edital de candidatura)

Estrutura curricular

Duração: 4 anos      Créditos totais: 240 créditos.


O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer