Conferência sobre publicidade reúne especialistas internacionais em Lisboa

Com o objetivo de refletir e discutir as transformações sociais, culturais e económicas em curso, com especial enfoque na comunicação e na publicidade, a Casa da América Latina, em Lisboa, recebe, no próximo 6 de outubro, a 1.ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade. O encontro reúne cerca de 100 investigadores provenientes de vários países ibero-americanos – Brasil, Chile, Espanha, México, Peru e Portugal – numa organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, em parceria com o LIACOM, do Instituto Politécnico de Lisboa, e a SOPCOM, Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação.

O programa decorre entre as 9h e as 18h e está estruturado em seis painéis temáticos: Publicidade, Criatividade e Estética; Publicidade, Cultura e Identidade; História e Epistemologia da Publicidade; Publicidade e Ética; Publicidade, Sociedade e Política; e Publicidade e Transformação Digital.

Para além das sessões científicas, haverá atividades práticas dirigidas a estudantes e professores, incluindo um workshop de escrita publicitária para rádio, dinamizado pela RFM, e outro sobre publicidade exterior em formatos digitais, promovido pela JCDecaux. Os jovens interessados em seguir a carreira criativa terão ainda a oportunidade de apresentar os seus portfólios a diretores de seis prestigiadas agências de publicidade, nacionais e internacionais, recebendo conselhos e feedback especializado.

A conferência contará com a participação de dois nomes de referência no panorama académico internacional da publicidade: a Professora Clotilde Pérez, diretora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, na sessão de abertura, e a Professora Gloria Jiménez-Marín, da Universidade de Sevilha, no encerramento.

Num contexto marcado pela globalização, pela disseminação das tecnologias digitais e pelo surgimento de novas narrativas e causas, esta conferência propõe-se analisar as dinâmicas locais e globais que estão a redefinir a comunicação comercial a nível mundial.