Colectivo SUL na Feira do Livro Independente
3 de Dezembro de 2025, 12:18
O Colectivo SUL é composto por diversos atores, encenadores e realizadores, e pretende ser um espaço de criação que possibilita aos seus membros a realização de projetos culturais e artísticos. Venceu recentemente a Residência Artística da NOVA FCSH para 2025/2026 e apresenta-se a 10 e 12 de dezembro na Feira do Livro Independente da NOVA FCSH.
Desde 2001, o principal foco do Colectivo SUL tem sido o teatro. Destaca-se, no percurso, as encenações das peças Leôncio e Lena, de Georg Buchner, no Teatro da Cornucópia (2008), Menina Else, de Arthur Schnitzler no mesmo Teatro da Cornucópia (2009), A Boda, de Bertolt Brecht, no CCB (2019), ou S.O.S. Aquela Noite, Textos de Almada Negreiros, no Teatro do Bairro (2024).
Neste momento estão a iniciar na NOVA FCSH um ano de residência e colaboração artística. Para o Colectivo SUL a palavra e o texto surgem como matéria essencial de todo o trabalho. É precisamente esta zona que querem trabalhar numa relação que pretende em parceria com NOVA FCSH criar objetos artísticos diversos, bem como investigar a importância do teatro na sociedade e no mundo.
A presença na Feira do Livro Independente da NOVA FCSH é um dos primeiros passos desta colaboração que conta já com um grupo de estudantes que gosta de ler e analisar textos para depois serem partilhados com o público. No dia 10 de dezembro vão ler algumas cenas de Antígona de Sófocles e no dia 12 de dezembro, Poemas Desgarrados. Estas leituras contam com a participação, da parte do Colectivo SUL, de Duarte Guimarães, Sofia Marques, Rita Durão e Rita Loureiro, e dos estudantes Alice Silva, Carlotta Defenu, Catarina Amorim, Joaquim Matos, João Rosa, Mariana Amorim, Marta Amaral, Marta Vieira, Matilde Vidal, Pedro Januário, Safir Eizner e Sérgio Neves.
Este evento poderá ter captação de fotografias e de vídeo para divulgação nas plataformas de comunicação da NOVA FCSH.