Cientista da NOVA FCSH regressa à sua antiga escola

Laura Fonseca, aluna de doutoramento do Departamento de Estudos Portugueses e investigadora do IELT, é uma das convidadas do programa “Cientista Regressa à Escola”. A sua comunicação, a realizar no dia 27 de janeiro na EB n.º 2 de Vendas Novas, sua antiga escola básica, tem por tema “Como Nasce um Livro. Um caso de Autor”. O seu objetivo é fazer com que os jovens alunos compreendam “o processo de criação de um livro, desde a ideia inicial até à sua publicação, incentivando, desta forma, à criatividade, à escrita e ao trabalho colaborativo”, conta.

“A ideia do tema surgiu da minha atividade profissional de mais de 30 anos como editora a construir livros, a  fazê-los nascer”, explica a alumna da NOVA FCSH. No seu percurso profissional, Laura Fonseca recorda que passou “pelo livro escolar (Texto e Santillana), pelas edições gerais (livros de todos os géneros para público mais adulto e para jovens), pela Caminho e, finalmente, Texto e Leya”. Atualmente é “professora, formadora de escrita criativa e comunicação escrita profissional, editora, investigadora e doutoranda” da Faculdade.

O programa “Cientista Regressa à Escola” é uma iniciativa da Native Scientists que pretende aproximar a ciência das comunidades locais, convidando cientistas a regressar às escolas primárias onde estudaram para dinamizar oficinas com alunos do 4.º ano. O objetivo é que todas as crianças de 10 anos tenham a oportunidade de conhecer um cientista da sua terra natal, promovendo desde cedo a literacia científica e a perceção de que a ciência é acessível a todos.

A iniciativa, lançada em 2021, foi criada por Joana Bordalo, alumna do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade, por Matilde Gonçalves, docente do Departamento de Linguística e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), e por Joana Moscoso, fundadora do Native Scientists.

No âmbito do mesmo programa Daniela Rato, igualmente antiga aluna da NOVA FCSH, vai estar no dia 12 de fevereiro na EB Maria Adelaide Silva, em Almada, para falar do tema “Quando a Terra Treme”.

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner