Ciências Sociais e Humanas em destaque no NOVA Science & Innovation Day

A NOVA FCSH alcançou diversas distinções no último NOVA Science & Innovation Day, evento onde se celebra “a excelência da investigação e a inovação na Universidade”, segundo o site da NOVA. Na iniciativa foram anunciados os vencedores do desafio Narrativas de Impacto em Investigação, de onde se contam seis investigadores da NOVA FCSH: Catarina Fernandes Barreira (IEM), Luís Crespo de Andrade (CHAM), Maria de Lurdes Rosa (IEM), Nina Vieira (CHAM), Patrícia Carvalho (CHAM) e Sara Prata (IEM), estes três últimos na forma de menções honrosas. A descrição integral de todos os projetos abordados pode ser consultada na revista Science 2023.

Ao longo do dia e enquadrada na iniciativa decorreu também uma Feira de Inovação. Estiveram representados os projetos “Medieval” (IEM), “ROSSIO”, “Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso” (CICS.NOVA), e “The Use Concept”, com o projeto CarBio-Solo (1ª NOVA spin-off da NOVA FCSH).

Finalmente, ainda durante uma manhã dedicada ao tema “Ciência,” Susana Viegas, investigadora integrada do IFILNOVA distinguida com uma ERC Consolidator Grant no valor de 1,7 milhões de euros, apresentou o projeto “Theorizing about Film-philosophy and Death-images”.

O NOVA Science & Innovation Day constitui uma oportunidade única para a comunidade académica e o público conhecerem de perto o trabalho de excelência desenvolvido na Universidade NOVA de Lisboa, e em como este se traduz em inovação e criação de valor para a sociedade. A edição deste ano, que sucede pela sexta vez consecutiva, teve lugar na Reitoria, no dia 21 de novembro.​

Maria de Lurdes Rosa e João Sàágua, Reitor da NOVA
À esquerda, Nina Vieira
À esquerda, Patrícia Carvalho
Maria José Roxo, à direita representa o projeto Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso
Susana Viegas, vencedora de uma bolsa do European Research Council
O NOVA Science & Innovation Day teve lugar na Reitoria