Projeto da comunidade NOVA FCSH distinguido pelo NOVA Spin-off®
Imagem de CarBio-Solo
A CarBio-Solo, vencedora da edição de 2022 do Prémio Go Green Go Social, acaba de se tornar a primeira iniciativa da comunidade NOVA FCSH a ser distinguida pelo selo NOVA Spin-off®, atribuído pela Universidade Nova de Lisboa a empresas que se destacam pela sua inovação e empreendedorismo.

O projeto, acolhido na empresa The USE Concept, Lda., surgiu no início de 2021 pela mão de três então estudantes de Mestrado na Universidade NOVA de Lisboa: Henrique Cerqueira, estudante de Ambiente e Recursos Naturais da NOVA FCSH, Carlos Álvaro especializado em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica também pela NOVA FCSH e Pedro Carvalho formado em Gestão pela NOVA SBE. Entretanto a equipa alterou-se, passando a integrar Tomás Machado, antigo estudante da NOVA FCSH e atualmente empregado na empresa HP Drones, e Sérgio Prazeres também antigo estudante da NOVA FCSH e gerente da empresa The Use Concept.

A ideia tem origem na dissertação de Mestrado “Sequestro de Carbono no Solo – Mitigação das Alterações Climáticas em Ecossistemas Mediterrâneos”, mas apenas pôde ser concretizada graças à integração da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica e das noções de Economia e Gestão que complementam a equipa. Sob o lema “Enterrar o Carbono, Desenterrar o Futuro”, o projeto procura trazer transparência, verificabilidade e monitorização que os participantes consideram faltar aos esquemas tradicionais de compensações de carbono.

Contando já com dez anos de história, e resultante de uma parceria da NOVA FCSH com o Santander Universidades, o Prémio Melhor Ideia de Negócio pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio baseadas em princípios de sustentabilidade no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, junto de estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Faculdade. É incentivado a que as equipas sejam multidisciplinares, que incluam estudantes de outras unidades orgânicas da NOVA e até pessoas de fora da Universidade. Para concorrer basta uma ideia que será posteriormente desenvolvida durante o programa de aceleração (um programa de apoio ao desenvolvimento da ideia de negócio), através do contacto com mentores da rede NOVA Mentor Network.

Leia mais sobre a última edição do Prémio Melhor Ideia de Negócio aqui.