CHAM divulga ciência em novo podcast

A divulgação do melhor trabalho académico dos seus investigadores na área das Humanidades, com especial relevo para a História, é o objetivo das “CHAM Talks – Um podcast para ouvir ciência”. Com uma periodicidade quinzenal, investigadores CHAM – Centro de Humanidades serão convidados a falar sobre temas relacionados com o seu trabalho e as suas ligações à sociedade contemporânea, num podcast posteriormente disponibilizado em múltiplas plataformas digitais.

O segundo episódio da iniciativa, a lançar no dia 4 de novembro, terá como convidada Carla Vieira. Segundo o centro de investigação da NOVA FCSH, “o tema a abordar será a diáspora dos judeus sefarditas pela Europa e Estados Unidos, cruzando imagens de um passado de fuga e exílio com as notícias dos pedidos de nacionalidade portuguesa pelos seus descendentes”.

A terceira edição consiste numa entrevista a Luís Andrade. Abordando o tema revistas, cultura e política no Portugal do séc. XX, na conversa o investigador vai falar sobre “a importância da imagem, a relação da imprensa com a censura, o uso de pseudónimos, o futuro das revistas no século XXI e o Prémio Ler+ 2022 (atribuído pelo Plano Nacional de Leitura) que recebeu em outubro”, escreve o CHAM.

Já emitido, no primeiro episódio das “CHAM Talks” Pedro Cardim falou sobre o estatuto dos povos indígenas no Brasil colonial, nomeadamente as formas como os europeus encaravam as populações locais, a relação entre violência e agricultura, o impacto nas relações sociais do uso de mão-de-obra intensiva, a resistência indígena ao poder colonial, o papel das ordens religiosas na aculturação das sociedades locais e a insensibilidade em alguns sectores brasileiros, no século XXI, em relação às especificidades das culturas indígenas.

Isabel Araújo Branco, Subdiretora do CHAM e docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, é a coordenadora da iniciativa.