Ana Santos Pinto vai coordenar comissão sobre profissionalização militar

Ana Santos Pinto, docente do Departamento de Estudos Políticos e atual Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social da NOVA FCSH, irá coordenar uma comissão de acompanhamento do Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar. 

Num despacho assinado por Helena Carreiras no passado dia 11 de julho, lê-se que esta comissão tem como objetivo principal “desenvolver atividades orientadas para a dinamização da implementação do Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar (PAPSM)”. Para além de Ana Santos Pinto, de acordo com o documento, a comissão é constituída por um representante do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) e dos chefes militares dos três ramos (Exército, Armada e Força Aérea), um representante do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional e do Gabinete da Igualdade da Defesa Nacional.

Entre as competências desta comissão está “promover a análise e atualização do diagnóstico situacional e propor os ajustamentos tidos por necessários”, com um prazo até ao próximo dia 31 de outubro.

O Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, aprovado em 2019, prevê medidas relacionadas com o recrutamento, retenção e reinserção de militares nas Forças Armadas.