Ana Santos Pinto preside grupo de peritos na NATO

Jens Stoltenberg, Secretário Geral da NATO, nomeou um grupo de especialistas para reverem a estratégia de aproximação da aliança militar aos vizinhos do flanco Sul, em particular nas regiões do Médio Oriente, Norte de África e Sahel. Ana Santos Pinto, Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social da NOVA FCSH e Diretora Executiva do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), foi nomeada presidente deste grupo que reúne personalidades da Alemanha, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia.

Com o objetivo de repensar o relacionamento com alguns países do Sul, o grupo presidido pela docente da NOVA FCSH deverá elaborar um relatório que será entregue ao Secretário-Geral antes da reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, em abril do próximo ano. O documento deverá também ajudar os Aliados a avaliar os desenvolvimentos em curso a Sul e a identificar recomendações concretas para moldar a abordagem da aliança, incluindo a definição de oportunidades para um maior envolvimento e cooperação com nações parceiras, organizações internacionais e outros atores relevantes.

Portugal tem sido um dos principais países impulsionadores desta iniciativa e é a primeira vez que uma personalidade portuguesa lidera um grupo desta natureza na NATO. Ana Santos Pinto foi escolhida para presidir a este grupo, entre candidatos dos 31 países aliados.