Estatutos especiais
Considera-se trabalhador-estudante quem exerça, em simultâneo com a frequência de um curso na NOVA FCSH, uma atividade profissional remunerada, ou que seja formando/a num curso de formação profissional, desde que, em qualquer dos casos, o respetivo horário de ocupação seja igual ou superior a 10 horas semanais.
Os cursos conferentes de grau (1.º, 2.º e 3.º ciclos) estão adstritos à Divisão Académica, e as Pós-Graduações, não conferentes de grau, ao Gabinete de Formação ao Longo da Vida – Centro Luís Krus (GFLV–CLK).
Em ambos os casos, o pedido de atribuição do estatuto de trabalhador-estudante deve ser efetuado dentro dos prazos definidos no calendário escolar, através da plataforma InforEstudante, utilizando os dados de acesso pessoais. O estatuto tem validade até ao final do ano letivo correspondente, sendo renovável anualmente.
O requerimento deve ser acompanhado da declaração da entidade patronal e submetido em: Balcão Académico → Requerimentos → Estatuto de Trabalhador-Estudante.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor, o estudante deverá informar o coordenador do curso e os docentes sobre o estatuto adquirido.
Para mais informações, consulte:
O/A estudante com necessidades especiais deverá requerer na plataforma Inforestudante o estatuto de estudante com necessidades educativas específicas e/ou contactar o Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social (neeinfo@fcsh.unl.pt), depois de efetuar a matrícula, dando provas da sua situação específica, para que a NOVA FCSH dela esteja a par e possa arranjar estratégias para minimização das dificuldades, ao nível da mobilidade ou outras
Está disponível, no Inforestudante, o requerimento que deverá submetido para a atribuição do Estatuto NEE da Universidade NOVA de Lisboa.
Para mais informações consultar:
A Universidade Nova de Lisboa dispõe do Estatuto de Estudante Atleta, aplicável a estudantes com matrícula e inscrição na NOVA, que representem a Universidade ou as Associações de Estudantes (AE’s) em campeonatos promovidos pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e European Sport’s Association (EUSA), designadamente:
- campeonatos regionais e nacionais universitários;
- competições desportivas de âmbito internacional.
Para mais informações consultar: