5.ª edição do CINENOVA: Submissões abertas para curtas-metragens

O Festival Internacional de Cinema Universitário – CINENOVA tem aberto o prazo de submissão de curtas-metragens para a sua 5.ª edição até 3 de dezembro de 2023. A 5.ª edição do CINENOVA decorre entre 20 e 24 de fevereiro de 2024 na NOVA FCSH.

Os trabalhos podem ser submetidos gratuitamente através da plataforma FilmFreeway. Com uma duração máxima de 30 minutos, os filmes em competição devem ter sido concluídos a partir de julho de 2022, sendo obrigatório que os realizadores estivessem matriculados numa instituição de Ensino Superior aquando do período de produção do mesmo. O regulamento completo de participação bem como outras informações do festival podem ser consultadas na FilmFreeway.

A iniciativa, promovida desde 2019 pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e organizada por estudantes e professores universitários, corresponde ao primeiro e único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal. Tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o cinema e os realizadores, estudantes e o meio universitário, assumindo-se como um espaço de diversidade e aceitabilidade.

Em 2022, o CINENOVA recebeu mais de 1450 filmes a concurso de 99 países e mais de 5000 pessoas estiveram em contacto com o festival através da projecção de filmes mas também das atividades paralelas dinamizadas pela organização, como masterclasses, debates, convívios e workshops. A 4.ª edição do festival teve como vencedores “Boys” de Raghuvir Khare como Melhor Filme e “Os Tempos Conturbados” de Carlos Alberto Tavares Pedro na categoria de Melhor Filme Português.