Balanço final: 4 mil livros oferecidos

“De Bragança a Lisboa são nove horas de distância”, cantam os Xutos & Pontapés, mas Évora é bastante mais perto. Para lá ir a NOVA FCSH não precisou de um avião, mas antes de uma parceria com a Comboios de Portugal (CP) e a Infraestruturas de Portugal (IP), ao abrigo da qual a Faculdade distribuiu cerca de 4 mil livros em três estações e durante o percurso ferroviário Lisboa-Évora-Lisboa.

Quase três dezenas de funcionários e voluntários foram mobilizados para estarem presentes em Lisboa, nas estações de Santa Apolónia e Entrecampos, e no comboio que liga o Parque das Nações a Évora. A iniciativa constituiu um enorme sucesso junto do público, tendo o stock de livros sucessivamente esgotado em cada um dos pontos de distribuição, obrigando a um reforço constante das publicações das diversas Unidades de Investigação da Faculdade. Os livros oferecidos abrangem uma grande parte das áreas de conhecimento da NOVA FCSH, como a História da Arte, Antropologia e Musicologia, mas também obras de ficção assinadas pelos nossos docentes e investigadores.

A oferta de livros enquadrou-se no Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, e constitui uma ‘segunda volta’ da iniciativa “Ler é Viajar”, uma das formas da Faculdade promover a cultura científica. Esta iniciativa enquandra-se, também, no 11.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, referente a Cidades e Comunidades Sustentáveis. No mesmo contexto, através de um formulário online, a Faculdade convida a comunidade académica a ser voluntário pela sustentabilidade e a enviar sugestões de iniciativas que possa desenvolver neste campo.