2.475 documentos históricos tornados acessíveis pelo projeto Vinculum

O Projeto Vinculum (IHC / NOVA FCSH) contribuiu, uma vez mais, para promover o acesso digital a documentos históricos, datados entre os séculos XVI e XIX, valorizando, o conhecimento da História social, económica e patrimonial do país e arquipélagos atlânticos. Este projeto pioneiro, que tem desenvolvido um profundo e crucial trabalho historiográfico e arquivístico em parceria com diversas instituições, destaca-se uma vez mais na imprensa pelas suas ações de proteção e difusão de valiosos arquivos históricos em risco de desaparecimento.

Numa nova iniciativa colaborativa com a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), um parceiro do Projeto desde 2022, foram tornados públicos na base de dados daquela instituição 2.475 descrições arquivísticas de autos de contas de administração de capelas, pertencente ao fundo “Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas da Madeira”, sendo certo que uma parte significativa destas descrições integra também a a base de dados do Projeto Vinculum. Com esta colaboração, a DRABM amplia e diversifica o leque de fundos históricos acessíveis à consulta pública, incrementando ainda a informação digital acessível em linha relativa à memória histórica insular.

Alguns documentos, designadamente os testamentos e escrituras, contêm informação que complementa lacunas de outros fundos documentais, como o registo paroquial e notarial, sendo por isso de extrema importância para a investigação genealógica e patrimonial. Em declarações ao jornal Diário de Notícias – na edição da Madeira de 12 de fevereiro deste ano – o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere que a disponibilização deste conjunto de documentos, revela o importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Arquivo Regional. 

O protocolo de colaboração estabelecido em outubro de 2022, entre a NOVA FCSH, através do projeto “Vinculum – Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity” e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira, através da DRABM, prevê a promoção, preservação, valorização, fruição e divulgação do património arquivístico, documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira, assim como o conhecimento e a investigação científica da história da Região no quadro do espaço atlântico. Pretende ainda estabelecer formas de cooperação científica e técnica no âmbito arquivístico, para o estudo e divulgação da informação histórica constante na documentação custodiada pela DRABM, nomeadamente o fundo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas da Madeira.

Coordenado por Maria de Lurdes Rosa, investigadora responsável e docente NOVA FCSH, o Projeto Vinculum foi, em 2018, distinguido com uma “Consolidator Grant”, da ERC, no valor de 1,6 milhões de euros. Trata-se da primeira bolsa do género atribuída em Portugal na área da História e que tem como um dos objetivos “mostrar com esta ideologia vincular permanece na sociedade portuguesa”, afirma a docente.