NOVA FCSH organiza séries de formações de professores com a DGAE
2 de Dezembro de 2025, 15:13
Ao abrigo de um protocolo com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) a NOVA FCSH está a desenvolver uma 1.ª série de cursos de formação contínua de professores para a qual se prevê a realização de uma 2.ª e 3.ª séries.
Desde outubro que se iniciaram 6 cursos destinados a Educadores de Infância e Professores dos Ensino Básico e Secundário que apresentam os seguintes temas:
- Articulação entre os diferentes Documentos Estruturantes da Escola;
- Gestão Comportamental;
- Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem;
- Para uma Abordagem Transdisciplinar e Interdisciplinar do Ensino e da Aprendizagem;
- Pedagogia das Artes e do Património;
- Supervisão Pedagógica e Práticas Colaborativas.
Os objetivos, programas e docentes da NOVA FCSH associados a cada curso podem ser consultados diretamente na página da DGAE.
Sobre a parceria com a DGAE e o desenvolvimento dos cursos de formação contínua, Luís Manuel Bernardo, coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral, responsável por estas formações, refere o seguinte: “Um perfil docente caracteriza-se por uma complexidade de competências, de conhecimentos e de práticas, tendo em conta as ecologias relacionais exigentes nas quais se exerce a atividade profissional. Se a formação inicial dos professores é determinante para garantir a qualidade do ensino, a formação contínua permite consolidar os percursos de docência, constituindo uma oportunidade para a troca de saberes e de experiências, bem como para a reflexão sobre perspetivas diferenciadas. Ao integrar o programa da DGAE, a SAEFG da NOVA FCSH visa contribuir para esta segunda dimensão formativa, aliando a oferta de 9 mestrados em ensino à proposta de 6 cursos cujos temas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem“.
A iniciativa beneficiou de fundos do programa Portugal 2030 integrando-se no programa Ser + Professor desenvolvido atualmente pela Direção-Geral da Administração Escolar. Até ao momento este conjunto de formações já mobilizou cerca de 180 docentes.