Romance icónico filipino publicado pela primeira vez em Portugal

A obra literária “Noli me tangere”, do escritor filipino José Rizal, será lançada em Portugal pela primeira vez, com uma introdução da autoria de Isabel Araújo Branco, do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, e Paulo Pinto, investigador do CHAM. A livraria Almedina do Rato, em Lisboa, será o local da apresentação do livro, no dia 15 de maio, às 18h30.

“Noli me tangere” é considerado o romance fundacional das Filipinas e teve um grande impacto em várias partes do mundo, especialmente nas Filipinas e em Espanha, mas também em outros países europeus. A obra, publicada em 1887, descreve a vida nas Filipinas durante o período colonial espanhol e retrata a sociedade da época, bem como os abusos cometidos pelas autoridades coloniais.

O livro foi um importante fator na luta pela independência das Filipinas e contribuiu para a condenação à morte de José Rizal pelas autoridades espanholas, em 1896. Rizal é considerado um dos principais heróis nacionais e sua morte é lembrada como um marco na luta pela independência do país.

Além da equipa da NOVA FCSH, a apresentação do livro em Portugal contará também com a participação da professora da Universidad de Málaga, Carmen Acuña Partal, da embaixadora das Filipinas em Portugal, Celia Anna Feria, e dos tradutores do romance, Rita Custódio e Àlex Tarradellas.

O evento promete ser um momento de celebração e reflexão sobre a obra de José Rizal e seu papel na História das Filipinas.